POR ENTRE ENCONTROS Escutas Profanas Tecidas em Rede num Contexto de Pandemia
Profane listening intertwined by primary school teachers in Salvador/Ba in a pandemic context
Resumen
O campo da formação continuada do/a professor/a foi o principal interesse do projeto de extensão, pesquisa e formação que deu origem a este artigo. Sabe-se que a/o professora/o em sua formação continuada caminha em buscas incessantes de refazer-se, de criar e ressignificar suas práticas, a partir das demandas socialmente constituídas e dos desejos que as/os movem. Porém, há inúmeras propostas de formação que não dão a ênfase necessária às condições de trabalho enfrentadas pelas/os professoras/res e negligenciam o complexo caráter formativo das práticas docentes na contemporaneidade. Assim, cabe uma reflexão sobre as reais possibilidades do ser e fazer docentes no atual contexto. Foi a partir desta problemática que delimitamos o nosso objeto de extensão, pesquisa e formação, contribuições da escuta profana na ressignificação do mal-estar docente, e definimos que convidaríamos professoras/res da educação básica da cidade de Salvador-Ba para serem sujeitas/os da pesquisa. O problema de partida pode ser assim enunciado: de que maneira a escuta profana, na formação de professoras/res, pode contribuir para ressignificações do mal-estar docente? O objetivo geral foi identificar e compreender as contribuições da escuta profana para elaborações subjetivas da prática e ressignificação do mal-estar docente. A metodologia foi delineada a partir da abordagem qualitativa e da adoção da etnopesquisa-formação e da pesquisa colaborativa como métodos de investigação. O detalhamento da dimensão técnica, que orientou a operacionalidade do projeto de pesquisa, foi uma construção coletiva e colaborativa realizada com as/os professoras/res envolvidas/os. Foram utilizados como dispositivos de construção de dados: o diário reflexivo; a roda de conversa e o ateliê lúdico, por abrirem espaços para utilização de linguagens artísticas que sensibilizam as/os participantes para o compartilhamento de experiências e para a escuta. Realizamos uma pesquisa implicada com nossos próprios modos de atuação docente, investigando nossos medos e impasses, os impasses da escola e os da educação, identificando mal-estares, construindo dispositivos de formação e de pesquisa, e (trans)formando-nos coletivamente. Superamos a participação das/os professoras/es do ensino básico como meros objetos de estudo e/ou receptores de conteúdos. A pesquisa-formação-extensão proposta foi construída pelos movimentos de cada uma/um das/os participantes, que produziram, autorizaram-se, protagonizaram as experiências compartilhadas entre nós e constituíram uma comunidade de pesquisa formativa mediada pelas tecnologias digitais em rede.
Palavras-chave: Formação de professor. Mal-estar docente. Escuta. Profanação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.