GAMIFICAÇÃO NO ENSINO MATEMÁTICO
Abstract
A tecnologia tem se integrado cada vez mais às atividades diárias e evoluído ao longo do tempo, impactando as propostas pedagógicas e todas as áreas do conhecimento. Essa evolução permite aos professores desenvolver novas metodologias de ensino, utilizando recursos modernos que tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico, criativo e prazeroso. Esta pesquisa foca nas possibilidades do ensino de matemática através de jogos digitais, destacando a importância de softwares que permitem a criação de jogos educativos.
A pesquisa baseou-se em uma revisão de literatura para analisar as principais contribuições teóricas e práticas sobre o ensino de matemática no Ensino Médio, utilizando uma abordagem qualitativa para explorar profundamente os significados e contextos relacionados à gamificação matemática. A metodologia envolveu um estudo bibliográfico sobre o uso de tecnologias digitais e jogos pedagógicos nas aulas de matemática, incluindo a análise de documentos relevantes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a plataforma digital Wordwall.
Os resultados mostram que a implementação de práticas gamificadas nas aulas de matemática estimula o engajamento e a motivação dos alunos, além de despertar seu interesse pela aprendizagem. Os jogos digitais ajudam na construção de conceitos ao proporcionar desafios que incentivam os alunos a resolver problemas matemáticos de forma divertida e criativa. Em resumo, os jogos digitais são ferramentas significativas para o ensino de matemática, oferecendo uma abordagem envolvente e eficaz que combate o desinteresse e promove uma aprendizagem mais ativa e prazerosa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Edivone Freitas Rios, Talya de Jesus Pereira, ALEXANDRE BOLEIRA LOPO, Adriano Pedreira Cattai

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.