ENSINO EM EMPREENDEDORISMO: UM LEVANTAMENTO DOS MÉTODOS E PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

Authors

Abstract

Global scenarios have demanded updates in teaching-learning processes through unique actions in professional education and concomitant with the opening of the market in Brazil. It so happens that traditional models do not encourage the bilateral teaching-learning relationship in entrepreneurship. The research is justified by the consensus that the current pedagogical model of performance, where the teacher is the main means of access to knowledge, is not in line with the real demands of the required skills, therefore, new models are required in the teaching of entrepreneurship. The research problem addresses what are the main teaching methods in entrepreneurial education currently in practice in the country and what are their boundaries. The objective is the analysis of didactic-pedagogical practices for the teaching of entrepreneurship, the identification of theoretical assumptions on the subject of entrepreneurship; the identification of the characteristics of entrepreneurship teaching practices and the identification of entrepreneurship teaching methods in HEIs. To consolidate these objectives, the methodology classified as qualitative and with exploratory and descriptive objectives is adopted. What is observed is that the methods that were disseminated were focused on solving problems for a portion of high school and college students, but it shows a gap in which technical-professional education did not have the same fate. This gap is an invitation for urgent discussion and reflection so that new entrepreneurial education programs can serve this audience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo Santana Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial - PEI (UFBA). Doutor em Energia e Ambiente (UFBA), Mestre em Regulação da Indústria de Energia (UNIFACS) e Economista pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Desde 2017 é Membro do Comitê de Inovação e Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação do IFBA. Coordenador do Projeto do Edital CNPq Universal (em execução), Coordenador do Projeto do Edital FAPESB Jovem Cientista (2017-2019). Desde 2007 é pesquisador e professor com dedicação exclusiva no ensino técnico e superior do Instituto Federal da Bahia (IFBA) (atualmente Associado III - D403). É Docente Permanente do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT (IFBA). Docente participante do Mestrado/Doutorado em Engenharia Industrial (UFBA) e do Doutorado em Energia e Ambiente (UFBA). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) INEP/MEC. Em Coaraci/BA, foi microempresário da área de Informática (1995 a 2005), secretario de Câmara de Dirigentes Lojista (2000 a 2002) e Professor da rede municipal do ensino básico (1999 a 2005). Atuou como docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC-Jequié) e na Faculdade da Cidade do Salvador. Coordenou o curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, na FTC-Jequié e o Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFBA, campus de Santo Amaro. Líder do grupo de pesquisa em Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (IFBA), Membro do grupo de pesquisa Ecologia Industrial (IFBA) e do Laboratório de Energia e Gás (Politécnica/UFBA). Já publicou mais de 80 artigos em periódicos. Artigos premiados entre os melhores do XI e XII CBPE 2018 e 2020 - Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. Artigos Premiados: Melhor Trabalho e Menção Honroso no VI ENPI 2020 - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual. e no 11th International Symposium on Technological Innovation. Revisor de periódicos nacionais e internacionais, entre eles, o Renewable & Sustainable Energy Reviews. Se dedica a pesquisar sobre: Economia da Energia, Bioeconomia, Energias Renováveis, Regulação da Indústria do Setor Energético, Arranjo Produtivo Local, Cadeias Produtivas, Empreendedorismo, Políticas Públicas, Propriedade Intelectual e Indicação Geográfica.

Alzir Antonio Mahl, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB

Doutorado em Difusão do Conhecimento no Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016). Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2003), Especialização em Economia de Empresas (2000) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Toledo (1998). É responsável pela Coordenação de Apoio à Competitividade Empresarial na Diretoria de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB (desde 2007), Assessor da Diretoria de Inovação (desde 2007) e Ouvidor Suplente (2008 a 2015). Tem experiência na área de Economia, Economia Aplicada, Economia da Inovação e do Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão da Inovação, Planejamento Estratégico, Estratégia de Empresas, Empreendedorismo, Captação de Recursos para Projetos Inovadores, Viabilidade de Novos Negócios (Valuation). Possui experiência na elaboração de Editais Públicos de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação. (Texto informado pelo autor)

Published

2022-01-14

How to Cite

Miranda, V., Santana Silva, M., & Antonio Mahl, A. (2022). ENSINO EM EMPREENDEDORISMO: UM LEVANTAMENTO DOS MÉTODOS E PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 7(1), 153–174. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/12301