GAMIFICAÇÃO NO ENSINO MATEMÁTICO
Resumo
A tecnologia tem se integrado cada vez mais às atividades diárias e evoluído ao longo do tempo, impactando as propostas pedagógicas e todas as áreas do conhecimento. Essa evolução permite aos professores desenvolver novas metodologias de ensino, utilizando recursos modernos que tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico, criativo e prazeroso. Esta pesquisa foca nas possibilidades do ensino de matemática através de jogos digitais, destacando a importância de softwares que permitem a criação de jogos educativos.
A pesquisa baseou-se em uma revisão de literatura para analisar as principais contribuições teóricas e práticas sobre o ensino de matemática no Ensino Médio, utilizando uma abordagem qualitativa para explorar profundamente os significados e contextos relacionados à gamificação matemática. A metodologia envolveu um estudo bibliográfico sobre o uso de tecnologias digitais e jogos pedagógicos nas aulas de matemática, incluindo a análise de documentos relevantes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a plataforma digital Wordwall.
Os resultados mostram que a implementação de práticas gamificadas nas aulas de matemática estimula o engajamento e a motivação dos alunos, além de despertar seu interesse pela aprendizagem. Os jogos digitais ajudam na construção de conceitos ao proporcionar desafios que incentivam os alunos a resolver problemas matemáticos de forma divertida e criativa. Em resumo, os jogos digitais são ferramentas significativas para o ensino de matemática, oferecendo uma abordagem envolvente e eficaz que combate o desinteresse e promove uma aprendizagem mais ativa e prazerosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edivone Freitas Rios, Talya de Jesus Pereira, ALEXANDRE BOLEIRA LOPO, Adriano Pedreira Cattai

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.