GAMIFICAÇÃO NO ENSINO MATEMÁTICO

Autores

  • Edivone Freitas Rios UNEB
  • Talya de Jesus Pereira UNEB UNEAD
  • ALEXANDRE BOLEIRA LOPO IFBA
  • Adriano Pedreira Cattai UNEB

Resumo

A tecnologia tem se integrado cada vez mais às atividades diárias e evoluído ao longo do tempo, impactando as propostas pedagógicas e todas as áreas do conhecimento. Essa evolução permite aos professores desenvolver novas metodologias de ensino, utilizando recursos modernos que tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico, criativo e prazeroso. Esta pesquisa foca nas possibilidades do ensino de matemática através de jogos digitais, destacando a importância de softwares que permitem a criação de jogos educativos.

A pesquisa baseou-se em uma revisão de literatura para analisar as principais contribuições teóricas e práticas sobre o ensino de matemática no Ensino Médio, utilizando uma abordagem qualitativa para explorar profundamente os significados e contextos relacionados à gamificação matemática. A metodologia envolveu um estudo bibliográfico sobre o uso de tecnologias digitais e jogos pedagógicos nas aulas de matemática, incluindo a análise de documentos relevantes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a plataforma digital Wordwall.

Os resultados mostram que a implementação de práticas gamificadas nas aulas de matemática estimula o engajamento e a motivação dos alunos, além de despertar seu interesse pela aprendizagem. Os jogos digitais ajudam na construção de conceitos ao proporcionar desafios que incentivam os alunos a resolver problemas matemáticos de forma divertida e criativa. Em resumo, os jogos digitais são ferramentas significativas para o ensino de matemática, oferecendo uma abordagem envolvente e eficaz que combate o desinteresse e promove uma aprendizagem mais ativa e prazerosa.

 

Downloads

Biografia do Autor

ALEXANDRE BOLEIRA LOPO, IFBA

Doutor em Ciências - UFRN. Mestre em Educação - UIL e Licenciado em Matemática - UPE.

Professor do ensino profissionalizante/superior do Instituto Federal da Bahia - IFBA

Downloads

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Freitas Rios, E., de Jesus Pereira, T., BOLEIRA LOPO, A., & Cattai, A. P. (2025). GAMIFICAÇÃO NO ENSINO MATEMÁTICO. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 10(4), 60–79. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/21671