Call centers e saúde mental

Condições de trabalho e seus desafios

Autores

  • Ane Caroline Jesus Marques de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Tula Ornellas Farias Santos UNEB

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar a complexidade do mundo do trabalho contemporâneo, destacando a influência das condições laborais na saúde mental dos trabalhadores de call centers e os desafios. Iniciado a partir de uma experiência pessoal e motivado por estudos no curso de Administração, o trabalho foca no impacto das pressões e exigências do ambiente de telemarketing, que emergiu no Brasil nos anos 90. Caracterizado por alta demanda, metas rigorosas e baixa qualificação dos jovens trabalhadores, o setor de call center é propício ao estresse e a diversos problemas que concernem a saúde mental. A pesquisa, baseada em uma revisão bibliográfica, revela que a relação entre gestores e operadores pode agravar ou aliviar esse sofrimento. Conclui-se que é importante reformular práticas de gestão e implementar políticas de bem-estar para sanar os efeitos negativos na saúde e no ambiente dos trabalhadores de call centers.

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Biografia do Autor

Tula Ornellas Farias Santos, UNEB

Graduada em Turismo e Psicologia, especialista em Metodologia do Ensino Superior, MBA em Gestão Ambiental e Mestrado em Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2025-01-22

Como Citar

Jesus Marques de Oliveira, A. C., & Santos, T. O. F. (2025). Call centers e saúde mental: Condições de trabalho e seus desafios. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 10(4), 1–18. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/20615