A ATUAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Autores

Resumo

Os bancos públicos federais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do país, seja investindo em obras públicas, destinando recursos a regiões pouco abastecidas ou mesmo fomentando a economia. Nesse sentido, a Caixa Econômica Federal, enquanto principal banco público, desempenhou um papel importante na redução das desigualdades sociais, especialmente no período da Pandemia do SARS-CoV-2. O problema norteador deste trabalho foi investigar como as ações realizadas pela Caixa, enquanto Banco Público Federal, contribuíram para a redução das desigualdades sociais durante a pandemia? Para fins de responder ao questionamento acima, buscou-se atingir o objetivo de compreender o impacto que as ações promovidas pela Caixa, durante o período da Pandemia do Covid-19, contribuíram para reduzir as mazelas da sociedade brasileira. Adotou-se uma metodologia de pesquisa de revisão bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, apoiado principalmente nos escritos de autores como Araújo (2018), Barbosa (2015), Godoi (2022) e nos relatórios integrados publicados pela Caixa nos anos de 2020, 2021 e 2022. Percebeu-se que a atuação da Caixa Econômica Federal, enquanto Empresa Estatal e agente de transformação social, reverteu-se em ações concretas de redistribuição de renda, garantia do emprego, pagamento do seguro desemprego e do FGTS, no acesso a repasses diretos realizados pelo Governo Federal por meio do Auxílio Brasil e investindo em infraestrutura e moradia popular, além de bancarizar uma população que antes era excluída desse segmento da sociedade.

Palavras chave: Banco Público. Combate às desigualdades sociais. Agentes de fomento. Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ADRIANO MARTINS RIBEIRO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Graduado em Direito pela Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas (2018), Formação pedagógica em Letras - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Estácio de Sá (2021), Graduando em Administração Pública pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB (2020). Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas (2019), Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Sul da Bahia (2020), Educação e Direitos Humanos pela UniBF (2021) e em Gestão Municipal pela UESB (2022).

Leonardo Álvaro Vieira Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Especialista em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia / Universidade do Estado da Bahia - UNEB. É graduando em Administração Pública (UNEB). Possui graduação em Direito pela Faculdade Baiana de Ciências - FABAC (2010) e graduação em Formação de Oficiais da PMBA pela Academia de Polícia Militar da Bahia (2001

Maria Clara Carvalho Magalhães, Universidade do Estado da Bahia

Doutaranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, bolsista CAPES. Especialista em Gestão Contábil e Tributária pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus Camaçari/BA, extensão Lauro de Freitas/BA. Professora Assistente no curso de Ciências Contábeis - Universidade Estadual da Bahia - UESC. 

Downloads

Publicado

2024-08-14

Como Citar

MARTINS RIBEIRO, A., Vieira Pereira, L. Álvaro, & Carvalho Magalhães, M. C. (2024). A ATUAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(3), 19–46. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/20602