A ATUAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
Resumo
Os bancos públicos federais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do país, seja investindo em obras públicas, destinando recursos a regiões pouco abastecidas ou mesmo fomentando a economia. Nesse sentido, a Caixa Econômica Federal, enquanto principal banco público, desempenhou um papel importante na redução das desigualdades sociais, especialmente no período da Pandemia do SARS-CoV-2. O problema norteador deste trabalho foi investigar como as ações realizadas pela Caixa, enquanto Banco Público Federal, contribuíram para a redução das desigualdades sociais durante a pandemia? Para fins de responder ao questionamento acima, buscou-se atingir o objetivo de compreender o impacto que as ações promovidas pela Caixa, durante o período da Pandemia do Covid-19, contribuíram para reduzir as mazelas da sociedade brasileira. Adotou-se uma metodologia de pesquisa de revisão bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, apoiado principalmente nos escritos de autores como Araújo (2018), Barbosa (2015), Godoi (2022) e nos relatórios integrados publicados pela Caixa nos anos de 2020, 2021 e 2022. Percebeu-se que a atuação da Caixa Econômica Federal, enquanto Empresa Estatal e agente de transformação social, reverteu-se em ações concretas de redistribuição de renda, garantia do emprego, pagamento do seguro desemprego e do FGTS, no acesso a repasses diretos realizados pelo Governo Federal por meio do Auxílio Brasil e investindo em infraestrutura e moradia popular, além de bancarizar uma população que antes era excluída desse segmento da sociedade.
Palavras chave: Banco Público. Combate às desigualdades sociais. Agentes de fomento. Covid-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ADRIANO MARTINS RIBEIRO, Leonardo Álvaro Vieira Pereira, Maria Clara Carvalho Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.