A ADAPTAÇÃO DOS USUÁRIOS DE UM SETOR DO INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (INEMA) AO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES ESTADUAIS (SEI)
A ADAPTAÇÃO DOS USUÁRIOS DE UM SETOR DO INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (INEMA) AO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES ESTADUAIS (SEI)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a adaptação dos usuários de um setor do INEMA ao sistema SEI. O sistema é definido como uma ferramenta eletrônica de controle de processos administrativos com o propósito de tornar eficiente as atividades nas instituições públicas. Para este estudo de abordagem qualitativa foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo no setor. A implantação de um sistema de informação pode ser entendida como um processo de mudança organizacional, pois tem o potencial de interferir em vários aspectos na organização. Para verificar se houve cooperação ou resistência à implantação do sistema, foi aplicado um questionário com os servidores públicos do setor. Dentre os resultados encontrados, foi identificado que a maioria dos respondentes se adaptaram bem ao sistema. Podendo ser observado que há uma cooperação à mudança implantada. Nesse sentindo, quando os usuários são favoráveis à mudança organizacional tende-se alcançar os objetivos e a eficiência esperada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.