A ADAPTAÇÃO DOS USUÁRIOS DE UM SETOR DO INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (INEMA) AO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES ESTADUAIS (SEI)

A ADAPTAÇÃO DOS USUÁRIOS DE UM SETOR DO INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (INEMA) AO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES ESTADUAIS (SEI)

Autores

  • Michelle Silva Boa Morte UNEB

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a adaptação dos usuários de um setor do INEMA ao sistema SEI. O sistema é definido como uma ferramenta eletrônica de controle de processos administrativos com o propósito de tornar eficiente as atividades nas instituições públicas. Para este estudo de abordagem qualitativa foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo no setor. A implantação de um sistema de informação pode ser entendida como um processo de mudança organizacional, pois tem o potencial de interferir em vários aspectos na organização. Para verificar se houve cooperação ou resistência à implantação do sistema, foi aplicado um questionário com os servidores públicos do setor. Dentre os resultados encontrados, foi identificado que a maioria dos respondentes se adaptaram bem ao sistema. Podendo ser observado que há uma cooperação à mudança implantada. Nesse sentindo, quando os usuários são favoráveis à mudança organizacional tende-se alcançar os objetivos e a eficiência esperada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-24

Como Citar

Silva Boa Morte, M. (2023). A ADAPTAÇÃO DOS USUÁRIOS DE UM SETOR DO INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (INEMA) AO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES ESTADUAIS (SEI): A ADAPTAÇÃO DOS USUÁRIOS DE UM SETOR DO INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (INEMA) AO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES ESTADUAIS (SEI). Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 8(3), 11–29. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/17322