TENDÊNCIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO

PLATAFORMA COLABORATIVA PARA A CRIAÇÃO DE NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS COM O CANVAS

Autores

Resumo

Esse estudo investiga o ensino de empreendedorismo colaborativo e dinâmico com o uso da Plataforma Digital CANVAS, idealizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A pesquisa realiza uma análise em torno da experiência dos usuários da plataforma com foco na utilização de tecnologias digitais no ensino, disseminação e incentivo ao empreendedorismo. Por meio de um estudo bibliográfico e exploratório, apresenta-se o conceito de empreendedorismo e analisa-se as potencialidades da Plataforma Digital CANVAS. O estudo descreve a utilização da plataforma e suas funcionalidades como proposta metodológica para o ensino de empreendedorismo no curso de graduação em Administração.  Busca consolidar a cultura empreendedora em um processo formativo que requer o uso de recursos digitais para estimular a capacidade dos alunos de pensar, analisar cenários e prospectar tendências antes de tomar qualquer decisão na criação de novos modelos de negócios. Conclui-se que a plataforma enriquece o ensino de empreendedorismo, tornando o espaço digital um meio colaborativo para uma aprendizagem em rede. Impulsiona o surgimento de novas ideias e, sobretudo, contribui para propagação da inovação e criação de novos formatos de negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verissimo Barros dos Santos Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Pós-graduado em Informática da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Pós-graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduado em Administração pela Universidade Anhanguera. Professor dos cursos de Administração e Logística do Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante do Maranhão - CEMP/MA. Tutor Presencial dos cursos de Administração e Ciências Contábeis na Universidade Anhanguera. Tutor no curso de Graduação em Administração na Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Administração, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Ensino de Administração, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologias Ativas e Formação de Professores. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4518452625501738 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3810-787X E-mail: verissimo_barros@hotmail.com

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Atua como jornalista/pesquisador no desenvolvimento de pesquisas científicas sobre o Centro Histórico de São Luís - MA pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, no âmbito do Programa Nosso Centro, projeto executado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão. Indicado ao Prêmio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) 2019, na categoria Dissertação de Mestrado da área Ciências Humanas, Sociais e Linguística, Letras e Artes. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertextualidade, Webjornalismo, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino e formação do Jornalista. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670 E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

Santos Junior, V. B. dos, & Monteiro, J. C. da S. (2021). TENDÊNCIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: PLATAFORMA COLABORATIVA PARA A CRIAÇÃO DE NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS COM O CANVAS . Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 6(3), 32–52. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/11964