A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS GRATUITAS: ESTUDO DE CASO APLICADO NO IFBA CAMPUS BRUMADO

Autores

Resumo

No ano de 2020, foram registradas 47,3 milhões de matrículas nas 179,5 mil escolas de educação básica no Brasil, cerca de 579 mil matrículas a menos em comparação com o ano de 2019, o que corresponde a uma redução de 1,2% no total, mesmo em detrimento do crescimento nos últimos três anos no número total de matrículas. Cabe ressaltar que, em relação ao último ano, apesar do número de matrículas haver apresentado um aumento de 1,1% influenciado pelo incremento de 65,5 mil matrículas (10,5%) na educação profissional integrada ao ensino médio, esse incremento teve impacto reduzido devido à queda de 26,3 mil matrículas (2,7%) na formação técnica subsequente e de 15,9 mil matrículas (6,3%) na educação profissional concomitante ao ensino médio. Ao avaliar a distribuição das matrículas por dependência administrativa, percebe-se uma maior dominância da rede municipal, que detém 48,4% das matrículas na educação básica, 0,3 ponto percentual (p.p.) a mais do que em 2019. A rede estadual, responsável por 32,1% das matrículas da educação básica em 2020, é a segunda maior. A rede privada obtém 18,6% e a federal tem uma participação inferior a 1% do total de matrículas (INEP, 2020). Considerando a atividade docente, foram registrados 2.189.005 docentes na educação básica brasileira. A maior parte deles atua no ensino fundamental (63%), e de 2016 a 2020, o número de docentes que atuam na educação infantil apresentou crescimento de  9,7% enquanto o daqueles que atuam no ensino médio reduziu 2,7%. Estes números denotam a importância da formação e qualificação docente no sentido de atender à demanda estudantil provendo qualidade de ensino. Em tempos adversos de pandemia e crise no setor da educação brasileira, a alternativa por soluções que viabilizem uma melhor adaptação e comunicação as condições atuais de ensino torna-se fundamental, e a utilização de ferramentas tecnológicas e gratuitas contribuem muito neste ensejo. Este trabalho enfatiza a relevância e busca apresentar os resultados obtidos na utilização da Ferramenta gratuita Google suíte para a educação, através de um estudo de caso realizado no IFBA- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Brumado, e que envolveu um projeto de Extensão para a formação e capacitação de professores da rede municipal de Brumado, com a participação de alunos da instituição, e através de curso aberto também a comunidade. Os resultados obtidos neste projeto, demonstraram não só a viabilidade a baixo custo da possibilidade de capacitação docente, como também a facilidade de sua implantação, possibilitando um crescimento no que tange a formação profissional de docentes e a interação entre a instituição Federal educação e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Nascimento, Mauricio Andrade, IFBA- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1994), Mestre em tecnologias limpas pela Universidade Federal da Bahia (2005), e Doutor em Energia
e Ambiente pela UFBA (2011). Atualmente atua como docente no IFBA, como consultor, coordenador de pesquisa e gestor, na área de construção e incorporação de
empreendimentos objetivando a sustentabilidade, além de atuar como docente Universitário. Em paralelo a sua carreira profissional no segmento de engenharia, participa
ativamente do meio acadêmico ministrando palestras, participando de congressos, projetos de pesquisa e atuando como professor em cursos de pós graduação e graduação
nas áreas de construção, energia e meio ambiente. Vencedor do Prêmio Bahia Ambiental em 2005 na categoria Mestrado, tendo sido contemplado por bolsa da CAPES
enquanto participante de linha de pesquisa na Universidade Federal da Bahia onde atuou como coordenador na realização de empreendimento sustentável. Possui amplo
conhecimento do setor de construção civil e áreas afins. Tem ampla experiência na gestão e construção no campo de Engenharia Civil, com ênfase em energias renováveis,
eficiência energética, construção enxuta, meio ambiente e sustentabilidade.

Msc. BARBOSA, CELTON RIBEIRO, IFBA- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

Formou-se no curso Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA (2010). Em Fevereiro de 2016 tornou-se bacharel em Engenharia Elétrica pelo IFBA e durante a graduação foi bolsista do programa de educação tutorial PET Engenharias - IFBA, de junho de 2013 a janeiro de 2016. É mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) campus de São Carlos, na linha de pesquisa de sistemas dinâmicos. Atualmente é professor efetivo do IFBA campus Brumado e leciona em disciplinas na área de engenharia elétrica. Suas áreas de interesse são: Eletrônica de Potência, Instalações Elétricas e Ensino de Engenharia Elétrica.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

Nascimento, M. A., & BARBOSA, C. R. B. (2021). A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS GRATUITAS: ESTUDO DE CASO APLICADO NO IFBA CAMPUS BRUMADO. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 6(3), 10–31. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/11498