A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS GRATUITAS: ESTUDO DE CASO APLICADO NO IFBA CAMPUS BRUMADO
Resumo
No ano de 2020, foram registradas 47,3 milhões de matrículas nas 179,5 mil escolas de educação básica no Brasil, cerca de 579 mil matrículas a menos em comparação com o ano de 2019, o que corresponde a uma redução de 1,2% no total, mesmo em detrimento do crescimento nos últimos três anos no número total de matrículas. Cabe ressaltar que, em relação ao último ano, apesar do número de matrículas haver apresentado um aumento de 1,1% influenciado pelo incremento de 65,5 mil matrículas (10,5%) na educação profissional integrada ao ensino médio, esse incremento teve impacto reduzido devido à queda de 26,3 mil matrículas (2,7%) na formação técnica subsequente e de 15,9 mil matrículas (6,3%) na educação profissional concomitante ao ensino médio. Ao avaliar a distribuição das matrículas por dependência administrativa, percebe-se uma maior dominância da rede municipal, que detém 48,4% das matrículas na educação básica, 0,3 ponto percentual (p.p.) a mais do que em 2019. A rede estadual, responsável por 32,1% das matrículas da educação básica em 2020, é a segunda maior. A rede privada obtém 18,6% e a federal tem uma participação inferior a 1% do total de matrículas (INEP, 2020). Considerando a atividade docente, foram registrados 2.189.005 docentes na educação básica brasileira. A maior parte deles atua no ensino fundamental (63%), e de 2016 a 2020, o número de docentes que atuam na educação infantil apresentou crescimento de 9,7% enquanto o daqueles que atuam no ensino médio reduziu 2,7%. Estes números denotam a importância da formação e qualificação docente no sentido de atender à demanda estudantil provendo qualidade de ensino. Em tempos adversos de pandemia e crise no setor da educação brasileira, a alternativa por soluções que viabilizem uma melhor adaptação e comunicação as condições atuais de ensino torna-se fundamental, e a utilização de ferramentas tecnológicas e gratuitas contribuem muito neste ensejo. Este trabalho enfatiza a relevância e busca apresentar os resultados obtidos na utilização da Ferramenta gratuita Google suíte para a educação, através de um estudo de caso realizado no IFBA- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Brumado, e que envolveu um projeto de Extensão para a formação e capacitação de professores da rede municipal de Brumado, com a participação de alunos da instituição, e através de curso aberto também a comunidade. Os resultados obtidos neste projeto, demonstraram não só a viabilidade a baixo custo da possibilidade de capacitação docente, como também a facilidade de sua implantação, possibilitando um crescimento no que tange a formação profissional de docentes e a interação entre a instituição Federal educação e a sociedade.
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