A atuação do GEPEMHS para o desenvolvimento de pesquisas em atividade física no contexto local
Palavras-chave:
Atividade Motora, Estilo de Vida, Inquéritos EpidemiológicosResumo
A linha de pesquisa “Epidemiologia da atividade física”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UESB-UESC tem como foco estudos relativos à atividade física e ao comportamento sedentário, seus determinantes e consequências sobre diferentes indicadores de saúde, apropriando-se do referencial teórico-metodológico da epidemiologia e da saúde coletiva. Diante disso, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimento Humano, Desempenho e Saúde (GEPEMHS) da UESB, campus Jequié-BA, em uma das suas linhas de pesquisa direciona suas investigações para o monitoramento e os fatores associados à atividade física, comportamento sedentário e consumo alimentar. Sob a perspectiva da epidemiologia e da saúde coletiva, concentra-se na análise da prática de atividade física, comportamentos sedentários e sua relação com indicadores de saúde. O GEPEMHS almeja avaliar e monitorar os níveis de atividade física, comportamento sedentário e hábitos alimentares em diversas populações, sobretudo no contexto local, identificando seus determinantes e correlatos. Na região de atuação da UESB, esses estudos poderão ter impactos significativos, fornecendo compreensão sobre a realidade local em termos de atividade física, comportamento sedentário e consumo alimentar. Isso possibilitaria a criação de políticas e programas de saúde específicos, adaptados às necessidades da comunidade local. Entretanto, os desafios para desenvolver pesquisas nessa área, no contexto local, incluem a necessidade de acesso a recursos e financiamento para conduzir estudos robustos e abrangentes. Além disso, a diversidade cultural e socioeconômica da região exige uma abordagem cuidadosa para garantir a representatividade e aplicabilidade dos resultados das pesquisas em diferentes grupos populacionais.
Downloads
Referências
Não se aplica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camilo Luis Monteiro Lourenço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (PC-RESC) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da PC-RESC sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a PC-RESC como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.