COVID-19: TELEMONITORAMENTO COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO, CUIDADO E ENFRENTAMENTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde, Telemonitoramento, COVID-19, Continuidade da Assistência ao PacienteResumen
Objetivo: relatar o processo de construção e execução da proposta de telemonitoramento compartilhado entre as equipes de saúde da família (ESF), estudantes e professores do curso de saúde para pacientes com suspeita e/ou confirmação de COVID-19 em duas unidades de saúde do município de Salvador-BA. Métodos: A proposta de telemonitoramento foi baseada no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde - versão 8 do Ministerio da Saúde e envolveu ações articuladas entre a ESF responsável pelo acolhimento físico dos pacientes, dos estudantes responsáveis pelo monitoramento telefônico regular e dos professores que atuavam como supervisores de todo o processo. Resultados: Dentre seus vários benefícios, a telemonitorização proporcionou mais segurança ao paciente, ajudou na coordenação do cuidado e na redução da potencial transmissão comunitária. Porém, também foram enfrentadas dificuldades, tanto tecnológicas e infra-estruturais, como psicossociais, que exigiram soluções criativas. Discussão: com estratégias semelhantes, diferentes países observaram economia de equipamentos de proteção individual, recurso escasso na pandemia. Conclusão: A utilização de tecnologias de informação e de comunicação agrega importante contribuição à estratégia de saúde da família, reafirmando os atributos do SUS e da APS, além de possibilitar novos formatos para a integração ensino serviço mesmo em tempos de distanciamento social.
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