Efeito dos exergames e do treinamento convencional na força muscular e nos indicadores antropométricos em pessoas idosas
Palabras clave:
Envelhecimento, Exergames, Força muscular, AntropometriaResumen
Objetivo: avaliar e comparar a efeito de um programa de treinamento com exergames e exercício convencional na força muscular, desempenho funcional e composição corporal de pessoas idosas. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado, com cegamento simples, composto por 50 idosas distribuídas de forma aleatória nos grupos convencional (n=17), exergame (n=16) e controle (n=17). As mulheres idosas foram submetidas a 24 sessões de intervenção com duração aproximada de 50 minutos cada, 3 vezes por semana, durante 8 semanas. As variáveis avaliadas foram: mobilidade funcional através do Time Up and Go Test (TUG) e do teste de levantar e sentar da cadeira (TSL) e força muscular utilizando o teste de força de preensão manual (FPM). As variáveis antropométricas avaliadas foram: índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal (CA), razão cintura-estatura (RCE), índice de adiposidade corporal (IAC), área muscular do braço corrigida (AMBc), massa muscular total (MMT). A composição corporal foi obtida por meio do percentual de gordura (%GC), massa gorda (MG) e massa magra (MM). Resultados: as diferenças não foram significativas entre os grupos convencional e exergame, no tempo e interação, indicando efeito similar dos dois treinamentos (p>0,05). Ao comparar os efeitos intergrupos sobre os desfechos estudados, houve melhor efeito do treinamento convencional e do exergame quando comparado ao grupo controle, porém sem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de intervenção. Conclusão: Não foram encontradas diferenças entre os grupos de treinamento, mostrando que ambas as intervenções podem ser utilizadas como estratégia para melhorar o desempenho funcional de pessoas idosas.
Descargas
Citas
Não se aplica
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor
El envío de originales a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (Prácticas y Cuidados: Revista de Saúde Coletiva - PC-RESC) implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación. Los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista pertenecen al autor (es), con derechos PC-RESC sobre la primera publicación. Los autores solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando explícitamente PC-RESC como medio de publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite el uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente la publicación original.