PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NAS PRÁTICAS DE CUIDADO DECOLONIAIS

Autores/as

Palabras clave:

Educação em Saúde, Populações Minoritárias, Vulneráveis e Desiguais em Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumen

Objetivo: Apresentar discussões frente aos processos formativos em educação e saúde nas práticas de cuidado decoloniais. Método: A metodologia adotada para conduzir este ensaio foi baseada em pesquisas bibliográficas que se apoiam na literatura existente sobre o assunto, bem como nos diálogos do Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-raciais. Resultados: Os profissionais de saúde e educação devem ser treinados para compreender e respeitar as crenças e práticas culturais. Devem buscar ativamente a equidade na prestação de serviços de saúde, reconhecendo os determinantes sociais da saúde e adotar a inclusão de saberes tradicionais frente ao cuidado. Considerações Finais: Para atingir esse fim, é imperativo identificar e superar as incongruências presentes nos processos formativos, fomentar práticas que resistam ao colonialismo, reconhecendo a importância das formas de conhecimento não convencionais, e abraçar uma ética que se oponha ao racismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larayne Gallo Farias Oliveira, Doutoranda em Ciências pela Universidade de São Paulo - Brasil

Mestra em Ensino e Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia e Mestra em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Lislaine Aparecida Fracolli, Professora no Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde no Sistema Único de Saúde da Universidade de São Paulo - Brasil

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, com Pós-doutorado pela University of Toronto.

Talitha Zileno Pereira, Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Sul da Bahia - Brasil

Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade. Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Laiza Gallo Farias , Fisioterapeuta na Rede Municipal de Saúde de Eunápolis - Brasil

Especialista em Fisioterapia Hospitalar com ênfase em UTI pela Faculdade Social da Bahia.

Citas

Albrecht, C. A. M., Rosa, R. D. S., & Bordin, R. (2017). O conceito de equidade na produção científica em saúde: uma revisão1. Saúde e Sociedade, 26, 115-128. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/kGzLZKCFrh3RVxS7f94rHNf/. Acesso em: 06/09/2023.

Alcoff, L. M. (2016). Uma epistemologia para a próxima revolução. Sociedade e estado, 31, 129-143. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/xRK6tzb4wHxCHfShs5DhsHm. Acesso em: 05/09/2023.

Araújo, J. M., Costa, K. A. O. D., Silva, F. C. C. M., & Gervais, A. M. D. (2023). Relação entre território e residência em saúde: uma possibilidade de experiência decolonial?. Saúde em Debate, 46, 196-206. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/LLDPVL37GbnRkYCfk93GsTc/. Acesso em: 03/09/2023.

Brazão, D. A. (2018). Entre o colonial e o decolonial: A Base Nacional Comum Curricular como Território de Disputas (Doctoral dissertation, Dissertação–Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. São Gonçalo, 174 f). Disponível em: http://www.ppghsuerj.pro.br/wp-content/uploads/2021/04/Diogo_Alchorne_Brazao.pdf. Acesso em: 04/09/2023.

Cecchetti, E., Pozzer, A., & Tedesco, A. L. (2020). Formação docente intercultural e colonialidade do saber. Revista del CISEN Tramas/Maepova, 8(1), 187-200. Disponível em: https://www.academia.edu/download/86833086/Artigo_publicado.pdf. Acesso em: 04/09/2023.

Cesarino, L. (2017). Colonialidade interna, cultura e mestiçagem: repensando o conceito de colonialismo interno na antropologia contemporânea. Ilha, 19(2), 73-105. Disponível em: https://www.academia.edu/download/55985195/52027-186357-2-PB.pdf. Acesso em: 01/09/2023.

Chassot, A. (2008). Fazendo educação em ciências em um curso de pedagogia com inclusão de saberes populares no currículo. Química Nova na Escola, 27, 9-12. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/03-ibero-2.pdf. Acesso em: 02/09/2023.

Degli Esposti, C. D., Ferreira, L., Szpilman, A. R. M., & da Cruz, M. M. (2020). O papel da Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária e a pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, 22(1), 4-8. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/download/33685/22354. Acesso em: 06/09/2023.

Gallois, D. T. (2007). Materializando saberes imateriais: experiências indígenas na Amazônia Oriental. Revista de Estudos e Pesquisas. Disponível em: https://dspace.sistemas.mpba.mp.br/handle/123456789/504. Acesso em: 08/09/2023.

Gambarelli, S. F., & Taets, G. G. D. C. C. (2018). A importância da empatia no cuidado de enfermagem na atenção primária í saúde. Enfermagem Brasil, 17(4), 394-400. Disponível em: http://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/enfermagembrasil/article/view/1258. Acesso em: 06/09/2023.

Glat, R. (2000). Capacitação de professores: pré-requisito para uma escola aberta à diversidade. Revista Souza Marques, 2(6), 16-22. Disponível em: https://revista.souzamarques.br/index.php/REVISTA_SOUZA_MARQUES/article/download/214/203. Acesso em: 02/09/2023.

Guedes, A. L., & Porto, R. M. (2022). O cuidado enquanto promoção de humanização e saúde para mulheres negras em contexto de prisão. Revista Remecs-Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde, 15-19. Disponível em: http://www.revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/924. Acesso em: 03/09/2023.

Iervolino, S. A., & Pelicioni, M. C. F. (2005). Capacitação de professores para a promoção e educação em saúde na escola: relato de uma experiência. Journal of Human Growth and Development, 15(2), 99-110. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/19762. Acesso em: 05/09/2023.

Irigaray, H. A. R., & Stocker, F. (2022). Diversidade, singularidade, sustentabilidade e decolonização: avanços na pesquisa científica nacional. Cadernos EBAPE. BR, 20, 1-5. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/hhGHmYdzyBgqf4PtwP8Jn3N/. Acesso em: 01/09/2023.

Lander, E. (2000). ¿Conocimiento para qué? ¿Conocimiento para quién? Reflexiones sobre la universidad y la geopolítica de los saberes hegemónicos. Estudios Latinoamericanos, 7(12-13), 25-46. Disponível em: http://revistas.unam.mx/index.php/rel/article/view/52369. Acesso em: 05/09/2023.

Lemos, E. D. J. S., Bezerra, T. C. C., Pereira, E. M. S., Corrêa, S. R. M., Bentes, J. A. de O., Oliveira, I. A., & Sá, P. F. (2023). Revisiting the construction process of SUS: In search of a decolonial practice: Revisitar o processo de construção do SUS: em busca de uma prática decolonial. Concilium, 23(15), 170-189. Disponível em: http://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1604. Acesso em: 03/09/2023.

Martinelli, B. M., & Euzébio, U. (2022). Contribuições do pensamento decolonial sobre a ciência e sua práxis no contexto de povos e comunidades tradicionais. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 60. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/download/78111/46891. Acesso em: 06/09/2023.

Melo, A. D., & Ribeiro, D. (2019). Eurocentrismo e currículo: apontamentos para uma construção curricular não eurocêntrica e decolonial. Revista e-Curriculum, 17(4), 1781-1807. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1809-38762019000401781&script=sci_arttext. Acesso em: 07/09/2023.

Meneses, M. P. (2020). Desafios à descolonização epistêmica: Práticas, contextos e lutas para além das fraturas abissais. Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCar, 10(3), 1067-1097. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/95799. Acesso em: 04/09/2023.

Michel, M. H. (2005). Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 421-437.

Mignolo, W. D. (2017). Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista brasileira de ciências sociais, 32. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/?lang=pt&format=html. Acesso em: 01/09/2023.

Miranda, D. W., & Félix-Silva, A. V. (2022). As Subjetividades Periféricas e os Impasses para a Descolonização da Clínica Psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão, 42. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/c9dvXwsycCnM6ddCWNTCgTB/. Acesso em: 03/09/2023.

Morel, A. P., & Pimentel, S. K. (2023). MUITOS MUNDOS, MUITAS EDUCAÇÕES: educação popular, descolonização epistêmica e outras questões contemporâneas. Caderno CRH, 36, e023002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/5trtHbkbysVMgmXPms7sNQm/. Acesso em: 01/09/2023.

Negreiros, D. F. D. (2017). Educação das relações étnico-raciais: avaliação da formação de docentes. Editora UFABC.

Oliveira, L. G. F., & Guidio, M. C. M. S. (2022). Relações entre racismo institucional e saúde integral da população negra: estudo com e Estratégia da Saúde da Família. Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva, 3, e15345-e15345. Disponível em: https://www.homologacao.revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/15345. Acesso em: 03/09/2023.

Oliveira, L. G. F., & Magalhães, M. (2022). Percurso da implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, 39. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/p9Z9c4pJnPHpj35TVxSBMZz/citation/?lang=pt. Acesso em: 03/09/2023.

Rufino, L. (2021). Vence-demanda: educação e descolonização. Mórula Editorial.

Sánchez, C. (2009). Autonomia, Estados pluriétnicos e plurinacionais. VERDUM, Ricardo. Povos indígenas: Constituições e reformas políticas na América Latina. Brasília: Instituto de Estudos Socioeconômicos, 63-90. Disponível em: http://perso.unifr.ch/derechopenal/assets/files/obrasportales/op_20090918_01.pdf#page=63 Acesso em: 07/09/2023.

Santos, V. C. B., Santana, W. S. D., & Santana, D. M. S. (2021). Para quê, por que e como aprender? A promoção de uma aprendizagem significativa a partir de uma educação decolonial e antirracista na educação básica. Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/16433. Acesso em: 04/09/2023.

Sevalho, G., & Dias, J. V. D. S. (2022). Frantz Fanon, descolonização e o saber em saúde mental: contribuições para a saúde coletiva brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, 27, 937-946. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2022.v27n3/937-946/pt/. Acesso em: 01/09/2023.

Silva, K. V. (2021). Oficinas digitais de artes indígenas para professores de ensino fundamental e ensino médio: Produzindo conhecimento decolonial sobre história indígena. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 12(2), 235-244. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12183. Acesso em: 02/09/2023.

Silva, L. M. V. D. G., Lima, B. C. S. D., & Junqueira, T. L. S. (2023). População indígena em tempos de pandemia: reflexões sobre saúde a partir da perspectiva decolonial. Saúde e Sociedade, 32, e220092pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/jHrvbTpHR4hkqdRfFD5vmpK/. Acesso em: 01/09/2023.

Siqueira, S. A. V. D., Hollanda, E., & Motta, J. I. J. (2017). Políticas de Promoção de Equidade em Saúde para grupos vulneráveis: o papel do Ministério da Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 22, 1397-1397. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/Hmkmtw9NYb5cVtfZwJqb36c/. Acesso em: 06/09/2023.

Tonet, J. J., Rodrigues, C. R., & Meneghel, S. M. (2023). Educação intercultural como possibilidade de reconhecimento e valorização das diferenças. Linguagens, Educação e Sociedade, 27(55), 1-30. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/3993. Acesso em: 05/09/2023.

Viçosa, C. S. C. L., Soares, E. L., Pessano, E. F. C., & Folmer, V. (2017). Diagnóstico no Projeto Político Pedagógico sobre a transversalidade e interdisciplinaridade no ensino fundamental. Ciências & Ideias, 8(3), 01-19. Disponível em: https://ury1.com/urj2V. Acesso em: 05/09/2023.

Vilelas, J. M. D. S., & Janeiro, S. I. D. (2012). Transculturalidade: o enfermeiro com competência cultural. Revista Mineira de Enfermagem, 16(1), 120-127. Disponível em: https://l1nq.com/0rQ09. Acesso em: 06/09/2023.

Publicado

2023-12-26

Cómo citar

Gallo Farias Oliveira, L., Aparecida Fracolli, L., Zileno Pereira, T., & Gallo Farias , L. (2023). PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NAS PRÁTICAS DE CUIDADO DECOLONIAIS. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 4, e18532. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/18532

Número

Sección

Dossier Temático PROCESOS DE FORMACIÓN EN SALUD Y EDUCACIÓN: POSIBILIDADES PARA LA CONSTITUCIÓN DE PRÁCTICAS DE CUIDADO CONTRACOLONIAL