DA GESTÃO ESTADUAL À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA CAPITAL BAIANA
Palabras clave:
Tabagismo, Programa Nacional de Controle do Tabagismo, Atenção Primária à Saúde, Gestão em SaúdeResumen
Objetivo: Descrever a experiência na gestão estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia até a implementação de um Grupo de Controle do Tabagismo (GCT) em uma Unidade de Saúde da Família (USF) no município de Salvador- BA, sob a perspectiva de uma Cirurgiã Dentista residente em Saúde da Família. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Resultados: Foram realizados oito encontros com a participação de seis usuários, no qual três cessaram o hábito de fumar, dois diminuíram o hábito consideravelmente e um não houve alteração. Os resultados encontrados demonstram que a associação da abordagem cognitivo-comportamental com a abordagem medicamentosa, consideravelmente, ajudou os participantes na redução do hábito de fumar, confirmando a eficácia do método preconizado pela PNCT utilizada pelo Ministério da Saúde. Conclusão: A articulação realizada entre a vivência na gestão estadual, qual possibilitou o planejamento estratégico das ações para implementar o programa na USF, contribuiu para organizar a realização de práticas de saúde, com propósitos de manutenção ou transformação da situação de saúde, podendo considerar o GCT um mecanismo importante no cotidiano da Estratégia Saúde da Família, proporcionando um espaço para discussão de hábitos e saúde mental, no qual acontece a realização do cuidado integral do usuário e a promoção de saúde em um espaço da comunidade. Sendo assim, este trabalho demonstra a necessidade de apoio e estímulo às iniciativas como esta na Atenção Primária à Saúde.
Descargas
Citas
Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Do Tabagismo [Internet]. 2020. Available from: http://conitec.gov.br/. Acesso em: 20 nov.2021.
Silva ALO da, Moreira JC, Martins SR. Covid-19 e tabagismo: uma relação de risco. Cad Saúde Pública 2020;36(5).
Instituto Nacional do Câncer. O que é a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco? 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/en/node/1378
Cavalcante TM. O controle do tabagismo no Brasil: avanços e desafios. Arch Clin Psychiatry (São Paulo). 2005;32(5):283-300.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde: Percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal. 2019. Disponível em: https://www.pns.icict.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/02/liv101764.pdf Acesso em: 31 de janeiro de 2022.
Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico, estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção [Internet]. 2021. Disponível em: www.saude.gov.br/svs/. Acesso em: 20 nov. 2021.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 2.436, de 21 de setembro de 2017. 2017.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 571, de 5 de abril de 2013. 2013.
Brasil. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da Pessoa com Doença Crônica [Internet]. 2015. Disponível em: www.Saude.Gov.Br/Bvs
Cini L. Dependência Nicotínica em pacientes da Clínica Odontológica. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2012;12(1):99-105.
Brasil. Deixando de fumar sem mistérios. 2 ed, 7a reimp. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
Brasil. Portaria no 761, de 21 de junho de 2016. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
Menezes KKP de, Avelino PR. Grupos operativos na Atenção Primária à Saúde como prática de discussão e educação: uma revisão. Cad Saúde Coletiva. 2016;24(1):124-30.
Becerra NA, Alba LH, Castillo JS, Murillo R, Cañas A, García-Herreros P, et al. Terapias alternativas para la cesación de la adicción al tabaco: revisión de guías de práctica clínica. Gac Med Mex, 2012;148(5);457-66.
Augusto DCR, Gonçalves T de L, Cremonte A de L, Koopmans FF. auriculoterapia na estratégia de saúde da família para a cessação do tabagismo. In: Propostas, Recursos e Resultados nas Ciências da Saúde 3. Ponta Grossa: Atena Editora; 2020. p. 123–36.
Inês Dolores Teles F, Geanne Maria Costa T, José Auricélio Bernardo C. Planejamento estratégico como ferramenta de gestão local na atenção primária à saúde. 2020;8(1).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mônica da Conceição Machado, Viktor Wgo Pinto de Carvalho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor
El envío de originales a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (Prácticas y Cuidados: Revista de Saúde Coletiva - PC-RESC) implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación. Los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista pertenecen al autor (es), con derechos PC-RESC sobre la primera publicación. Los autores solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando explícitamente PC-RESC como medio de publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite el uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente la publicación original.