APLICATIVO MÓVEL PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL E PROMOÇÃO DO AUTO CUIDADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologia em Saúde, Educação em Saúde Bucal, Saúde Móvel

Resumen

Objetivo: Relatar o processo de desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, direcionado à educação em saúde bucal, com o intuito de estimular a autonomia e protagonismo dos indivíduos no manejo da própria saúde oral. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Resultados: A elaboração do aplicativo seguiu algumas etapas, tais como o levantamento bibliográfico, análise de aplicativos sobre essa temática disponíveis nas lojas virtuais; organização do conteúdo e design; programação; publicação nas lojas virtuais e divulgação do app. O aplicativo é composto por dicas e informações sobre o cuidado com a higiene oral e tutoriais contendo vídeos educativos sobre técnicas de escovação e uso do fio dental, dicas sobre alimentação saudável, além de uma quiz educativo, prescrição preventiva e uma aba exclusiva para o público infantil. Conclusão: O desenvolvimento de ferramentas educativas com metodologias inovadoras, para promoção de mudança de hábitos e comportamentos, tem sido considerada como uma estratégia promissora para facilitar o acesso às informações sobre cuidados com a saúde bucal.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriele Cristiene Alves Coelho, Centro Universitário Maurício de Nassau - Brasil

Cirurgiã Dentista

Juliana Lisboa Santana, Centro Universitário Maurício de Nassau - Brasil

Cirurgiã Dentista

Leonardo Lordelo Sampaio, Odontólogo na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador - Brasil

Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Universidade Federal da Bahia.

Paula Milena Melo Casais, Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia - Brasil

Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia. Docente no Centro Universitário Maurício de Nassau e Centro Universitário Uniruy.

Citas

Afonso AC, Silva I. Qualidade de vida relacionada com saúde oral e variáveis associadas: revisão integrativa. Psicologia, saúde e doenças. 2015;16(3):311-330. doi: http://dx.doi.org/10.15309/15psd160304

Santos ZMSA, Frota MA, Martins ABT. Tecnologias em saúde: da abordagem teórica a construção e aplicação no cenário do cuidado. Fortaleza: EdUECE, 2016. Recuperado de http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/Ebook%20%20Tecnologia%20em%20Saude%20-%20EBOOK.pdf

Brasil. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf

Lopes MWF, Gusmão ES, Alves RDV, Cimões R. Impacto das doenças periodontais na qualidade de vida. RGO. Revista Gaúcha de Odontologia (Online). 2011;59:39-44. Recuperado de http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198186372011000500006

Valarelli FP, Franco RM, Sampaio CC, Mauad C, Passos VAB, Vitor LLR, ... & Oliveira TMD. Importância dos programas de educação e motivação para saúde bucal em escolas: relato de experiência. Odontologia Clínico-Científica (Online). 2011;10(2):173-176. Recuperado de http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167738882011000200015

Brasil. Lei, N. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Planalto.gov. Recuperado de http://www. planalto.gov. br/ccivil_03/leis L, 8080.

Machado MDFAS, Monteiro EMLM, Queiroz DT, Vieira NFC, Barroso MGT. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. Ciência & saúde coletiva. 2007;12:335-342. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000200009

Câmara AMCS, Melo VLC, Gomes MGP, Pena BC, Silva APD, Oliveira KMD, ... & Victorino LR. Percepção do processo saúde-doença: significados e valores da educação em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 2012;36(1):40-50. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000200006

Menegaz AM, Silva AER, Cascaes AM. Educational interventions in health services and oral health: systematic review. Revista de saude publica. 2018;52:52. doi: 10.11606/s1518-8787.2018052000109

Lamboglia CMGF, Silva CAB, Vasconcelos Filho JE, Carvalho LM, Silva Junior FVI. O vilão se torna mocinho: uma perspectiva inovadora da utilização das tecnologias de entretenimento e comunicação para a promoção e práticas em saúde Parte 1 aspectos teórico-conceituais das tecnologias em saúde. Tecnologias em saúde: da abordagem teórica a construção e aplicação no cenário do cuidado. Ebook - Tecnologia em Saúde. 1° Edição Fortaleza – CE. 2016. Recuperado de http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/Ebook%20%20Tecnologia%20em%20Saude%20-%20EBOOK.pdf

Silva TO, Silva LTG. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Rev Psicopedag. 2017;34(103):87-97. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100009&lng=pt&tlng=pt.

de Oliveira MP. Políticas públicas em tecnologias educacionais para a educação básica. Revista Brasileira de Tecnologias Sociais. 2018;5(2):113-121. Recuperado de https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rbts/article/view/13646

Bocard T. Como criar um aplicativo? Tire a ideia do papel em 13 passos. Usemobile. 2020. Recuperado de <https://usemobile.com.br/como-criar-um-aplicativo>.

Morais ER, Vergara CMAC, Brito FOD, Sampaio HADC. Serious games para educação em higiene bucal infantil: uma revisão integrativa e a busca de aplicativos. Ciência & Saúde Coletiva. 2020;25:3299-3310. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020258.11782018

Braz MA, Rivaldo EG, de Moura FRR, Cruz RA, Brew MC, Haddad AE, Bavaresco CS. Aplicativos móveis para ensino e assistência odontológica: uma revisão integrativa. Revista da ABENO. 2018;18(3):181-190. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.574

Luz AA, Faria TGS, Catanoze IA, Ferreira LL, Bernabé DG, Miyahara GI. A importância do exame clínico criterioso no diagnóstico de lesões bucais. Revista de Odontologia da UNESP. 2014;43(Especial). Recuperado de https://revodontolunesp.com.br/article/5880199e7f8c9d0a098b5249

Fernandes MCP, Backes VMS. Educação em saúde: perspectivas de uma equipe da Estratégia Saúde da Família sob a óptica de Paulo Freire. Revista Brasileira de Enfermagem. 2010;63(4):567-573. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71672010000400011

Souza RCD, Alves LAC, Haddad AE, Macedo MCS, Ciamponi AL. Processo de criação de um aplicativo móvel na área de odontologia para pacientes com necessidades especiais. Revista da ABENO. 2013;13(2):58-61. Recuperado de http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167959542013000200008

Tondo R. Smartphones e Pobreza Digital: o consumo de telefones celulares e internet por jovens de camada popular. In Anais do 3º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade. 2015:1-15). Recuperado de http://coral.ufsm.br/congressodireito/anais/2015/5-12.pdf

IBGE. PNAB Contínua TIC 2018: Internet chega a 79,1% dos domicílios no país. Agência IBGE notícias, 29. 2020. Recuperado de https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos domicilios-do-pais

Barbosa AF. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil: TIC Domicílios e TIC Empresas 2008. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2009. Recuperado de https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-2009.pdf

Garbin HBDR, Guilam MCR, Pereira Neto AF. Internet na promoção da saúde: um instrumento para o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Physis: Revista de saúde coletiva. 2012;22(1):347-363. doi https://doi.org/10.1590/S0103-73312012000100019

Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Coelho, A. C. A. ., Santana, J. L., Sampaio, L. L., & Casais, P. M. M. (2021). APLICATIVO MÓVEL PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL E PROMOÇÃO DO AUTO CUIDADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 2, e12284. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/12284

Número

Sección

Informe de experiencia