Papel da Atividade Física no Tratamento e Prevenção da Obesidade em Adolescentes
Keywords:
Obesidade, Adolescente, Serviços de Saúde Escolar, Estudos de IntervençãoAbstract
A presente conferência buscou apresentar recomendações e evidências sobre o papel da atividade física no tratamento e prevenção da obesidade em adolescentes. A obesidade é um problema de saúde global caracterizado pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura, representando um risco substancial para a saúde. Além disso, a obesidade infantil apresenta uma preocupante tendência de duplicação a cada década. A persistência da obesidade na idade adulta destaca a necessidade da prevenção e tratamento desde os anos iniciais de vida. Sabendo disso, a comunidade global de saúde desenvolveu o quadro ROOTS que busca uma abordagem integrada, equitativa e centrada na pessoa para lidar com a obesidade. Intervenções comportamentais, nutricionais e baseadas em atividade física devem ser acessíveis a todas as pessoas com obesidade. Nesse sentido, o Centro de Estudos do Laboratório de Avaliação e Prescrição da Atividade Motora da UNESP, Presidente Prudente, implementou de 2016 a 2018 o programa Escola em Ação, de intervenção baseada no aumento da intensidade de atividade física nas aulas de Educação Física. Os resultados foram eficazes para aumentar a atividade física vigorosa, reduzir o comportamento sedentário e diminuir o percentual de gordura corporal total, de tronco e pernas. Os melhores resultados foram observados entre os adolescentes que tiveram suporte social e menos barreiras percebidas para a prática de atividades físicas. Os resultados mostram a necessidade de monitoramento contínuo das causas e estratégias eficazes para o reconhecimento da obesidade como uma condição com raízes biológicas, ambientais e sociais que precisam ser consideradas para reverter sua tendência global de aumento.
Downloads
References
Não se aplica
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Sueyla Ferreira da Silva dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright
Submission of originals to Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (Practices and Care: Journal of Public Health - PC-RESC) implies the transfer of publication rights by the authors. The copyright for manuscripts published in this journal belongs to the authors, with PC-RESC retaining rights over the first publication. The authors may only use the same results in other publications if they explicitly indicate PC-RESC as the original publication medium.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, the terms of a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License apply to the material published in this journal, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.