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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Categorias de trabalhos aceitos:

* Artigos originais: mínimo de 10 e máximo de 35 páginas;

* Revisões de literatura (sistemática, integrativa, narrativa ou metanálise): mínimo de 10 e máximo de 40 páginas;

*Relato de experiência: mínimo de 10 e máximo de 25 páginas;

*Ensaio Teórico: mínimo de 10 e máximo de 30 páginas;

*Resenhas: mínimo de 10 e máximo de 25 páginas;

*Ciência em Perspectiva: mínimo de 10 e máximo de 40 páginas;

*Cartas ao editor: máximo de 05 páginas;

*Arte e/em Saúde: variável conforme a expressão artística.

 

Sugerimos o uso das seguintes recomendações, de acordo com a categoria do manuscrito submetido:

CONSORTchecklist e fluxograma para ensaios controlados e randomizados;

STARDchecklist e fluxograma para estudos de acurácia diagnóstica;

MOOSEchecklist e fluxograma para metanálises e revisões sistemáticas de estudos observacionais;

PRISMAchecklist e fluxograma para revisões sistemáticas e metanálises;

STROBEchecklist para estudos observacionais em epidemiologia;

RATSchecklist para estudos qualitativos.

 

Artigos originais: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa empírica inédita. Devem atender aos princípios de objetividade e clareza da questão norteadora.

Artigos de revisão: deverão ser categorizados como Narrativa, Integrativa, Sistemática ou Metanálise e explicitar Objetivo, Fonte de dados, Síntese dos dados (quantitativos ou qualitativos) e Conclusões (as conclusões e suas aplicações). Os procedimentos adotados e a delimitação do tema devem estar incluídos.

Relato de experiência: é um texto que descreve uma experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele(a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação. Ele deve ir além e estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo construto teórico. É esperado que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando seu efeito como potencial exemplo para outros estudos e vivências.

Carta ao Editor: comunicação de matéria relevante ligada a “Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva” ou comentário crítico de trabalhos publicados na mesma, quando será concedido o direito de contra argumentar aos autores. O manuscrito deve ter no máximo duas páginas.

 

Autoria: Será aceito o máximo de 08 autoras(es) por manuscrito (Em casos especiais, quando previamente justificado, analisado e aceito pela editoria, a publicação poderá ter mais autoras/es). O texto não deve incluir qualquer informação que permita a identificação de autoria; os dados das autorias deverão ser informados apenas nos campos específicos do formulário de submissão.  Poderá ser incluído, após o tópico de conclusão do artigo, o item "Agradecimentos", caso seja necessário citar instituições e pessoas que colaboraram com o desenvolvimento do estudo, mas não preenchem os critérios de coautoria. Indicar acordo internacional.

 

Organização do manuscrito: Deve ser utilizado o editor de texto Word ou RTF, com fonte Arial 12 e espaçamento entrelinhas 1,5 cm. O número máximo de páginas deve respeitar os limites estabelecidos para cada categoria de trabalho definida anteriormente. Podem ser submetidos/aceitos manuscritos em língua portuguesa, espanhola e/ou inglesa.

 

Página de título: deve conter: título do artigo em português e inglês; nome completo das(os) autoras(es), maior titulação e afiliação institucional; link do curriculo lattes (para autiras nacionais) e ORCID; Declaração de Conflito de Interesse (caso não haja, escrever apenas “Nada a declarar.”); número de tabelas, imagens e figuras; Endereço eletrônico de todas as autorias.

 

Resumo: Deve ser apresentado no mesmo arquivo que o corpo do artigo, estruturado nos tópicos (que podem variar): Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Conclusão. As autorias deverão apresentar o texto do resumo em português e inglês, e este não pode exceder o máximo de 250 palavras. Ao final, devem ser apresentados de 3 a 5 palavras-chave, de acordo com Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual de Saúde.

 

Corpo do artigo: Para os artigos originais ou revisões sistemáticas, deve-se seguir a estrutura: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão, podendo ser estruturados na mesma sessão os resultados e discussão. Para os relatos de experiência, deve-se seguir a estrutura: Introdução, Relato (com o contexto da intervenção, público-alvo, descrição das ações, resultados alcançados, discussão, avanços e desafios) e Conclusão. Outras categorias de manuscritos (revisões narrativas, ensaios, resenhas e cartas ao editor) seguem os formatos de texto a elas apropriados.

 

Citações: As indicações das referências nas citações devem seguir o Estilo Vancouver ou American Psychological Association. Ao final do texto, cada citação deve ser referenciada conforme a normatização selecionada.

Referências: As referências devem ser formatadas no Estilo Vancouver ou American Psychological Association (APA).

Tabelas, quadros e figuras: As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não ao final do documento na forma de anexos, com numeração arábica consecutiva e breve título/legenda. No texto deve haver indicação do local de inserção de cada uma delas, que não devem exceder o número de 5.

Tabelas: Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto e receber um breve título (O que? Quem? Onde? Quando?). A linha de cabeçalho deverá ter traço superior e inferior apenas, e a última linha da tabela deverá ser limitada inferiormente com traço, enquanto o restante da tabela não deverá conter traços horizontais ou verticais. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e ser identificadas com números arábicos sobrescritos.

Figuras: As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) devem ser citadas como Figuras e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto e apresentadas após as tabelas, caso existam. Devem conter título e legenda apresentados na parte inferior da figura. Só serão admitidas para publicação figuras suficientemente claras e com qualidade digital, preferentemente no formato vetorial. No formato JPEG, a resolução mínima deve ser de 300 dpi. Não se aceitam gráficos apresentados com as linhas de grade, e os elementos (barras, círculos) não podem apresentar volume (3-D). Se houver figura extraída de outro trabalho, previamente publicado, os autores devem solicitar autorização, por escrito, para sua reprodução e encaminhar para a revista.

 

Notas de rodapé: não são permitidas.

 

Ética na pesquisa com seres humanos: Os artigos com relatos de pesquisa envolvendo seres humanos devem assegurar o cumprimento da Resolução 466/2012. Quando se tratar de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis, a Resolução 510/2016 também deverá ser considerada. Manuscritos referentes a pesquisas que envolvam produção de dados com seres humanos deverá apresentar parecer de Comitê de Ética em Pesquisa liberando a execução da pesquisa.

 

Documentos suplementares: Parecer de Comitê de Ética em Pesquisa (quando couber), Carta de Apresentação, Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais.

 

Os textos submetido passam por verificação em software antiplágio com o intuito de identicar possível presentaça de cópia sem o devido crédito.

 

Não há nenhuma taxa de processamento para submissão, avaliação e publicação a(o)(s) autor(a)(es) e permite livre acesso para leitura a todo o conteúdo publicado em suas edições.

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