Papel da Atividade Física no Tratamento e Prevenção da Obesidade em Adolescentes
Palavras-chave:
Obesidade, Adolescente, Serviços de Saúde Escolar, Estudos de IntervençãoResumo
A presente conferência buscou apresentar recomendações e evidências sobre o papel da atividade física no tratamento e prevenção da obesidade em adolescentes. A obesidade é um problema de saúde global caracterizado pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura, representando um risco substancial para a saúde. Além disso, a obesidade infantil apresenta uma preocupante tendência de duplicação a cada década. A persistência da obesidade na idade adulta destaca a necessidade da prevenção e tratamento desde os anos iniciais de vida. Sabendo disso, a comunidade global de saúde desenvolveu o quadro ROOTS que busca uma abordagem integrada, equitativa e centrada na pessoa para lidar com a obesidade. Intervenções comportamentais, nutricionais e baseadas em atividade física devem ser acessíveis a todas as pessoas com obesidade. Nesse sentido, o Centro de Estudos do Laboratório de Avaliação e Prescrição da Atividade Motora da UNESP, Presidente Prudente, implementou de 2016 a 2018 o programa Escola em Ação, de intervenção baseada no aumento da intensidade de atividade física nas aulas de Educação Física. Os resultados foram eficazes para aumentar a atividade física vigorosa, reduzir o comportamento sedentário e diminuir o percentual de gordura corporal total, de tronco e pernas. Os melhores resultados foram observados entre os adolescentes que tiveram suporte social e menos barreiras percebidas para a prática de atividades físicas. Os resultados mostram a necessidade de monitoramento contínuo das causas e estratégias eficazes para o reconhecimento da obesidade como uma condição com raízes biológicas, ambientais e sociais que precisam ser consideradas para reverter sua tendência global de aumento.
Downloads
Referências
Não se aplica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sueyla Ferreira da Silva dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (PC-RESC) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da PC-RESC sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a PC-RESC como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.