PANDEMIA, EDUCAÇÃO E SAÚDE: POR UMA TRANSFORMAÇÃO RADICAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13850912Palavras-chave:
Pandemia, Educação, Saúde, Transformação, UniversidadeResumo
Por meio deste relato de experiência, pretende-se realizar análise crítica de projeto de ensino e pesquisa, coordenado por estudantes de graduação com apoio docente, que tinha por objetivo estimular o debate e ampliar estudos acerca dos impactos da pandemia nos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes dos cursos de enfermagem e medicina de Universidade pública no interior paulista, pautado em referenciais teóricos crítico não-reprodutivistas no campo da Educação. Para tanto, utilizou-se o materialismo histórico-dialético enquanto método de compreensão da realidade política, econômica e social. O projeto de ensino e pesquisa foi organizado no formato de encontros na plataforma google meet, contou com a participação de estudantes universitários, professores e técnicos administrativos da instituição. Os estudantes coordenadores do projeto estudavam os temas previamente, organizavam o formato de cada novo encontro, de forma a valorizar a construção de aprendizagens significativas aos participantes. Após cada roda de conversa, foi realizada avaliação do espaço e resumo crítico sobre dificuldades e perspectivas vivenciadas em cada tema. Dessa forma, a partir dos impactos da pandemia, percebe-se a valorização do complexo médico-hospitalar e do modelo biomédico de compreensão do Trabalho em Saúde, em detrimento do SUS e da Rede de Atenção à Saúde (RAS), sem enfoque na Atenção Primária, no cuidado interdisciplinar, na concepção da “Determinação social do processo saúde-doença-cuidado” e no “Método clínico centrado na pessoa (MCCP)”. É preciso que a Universidade esteja alinhada aos interesses da população e seja capaz de construir um horizonte democrático e de transformação social.
Palavras-chave: Pandemia, Educação, Saúde, Transformação, Universidade
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