PANDEMIA, EDUCAÇÃO E SAÚDE: POR UMA TRANSFORMAÇÃO RADICAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13850912

Palavras-chave:

Pandemia, Educação, Saúde, Transformação, Universidade

Resumo

Por meio deste relato de experiência, pretende-se realizar análise crítica de projeto de ensino e pesquisa, coordenado por estudantes de graduação com apoio docente, que tinha por objetivo estimular o debate e ampliar estudos acerca dos impactos da pandemia nos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes dos cursos de enfermagem e medicina de Universidade pública no interior paulista, pautado em referenciais teóricos crítico não-reprodutivistas no campo da Educação. Para tanto, utilizou-se o materialismo histórico-dialético enquanto método de compreensão da realidade política, econômica e social. O projeto de ensino e pesquisa foi organizado no formato de encontros na plataforma google meet, contou com a participação de estudantes universitários, professores e técnicos administrativos da instituição. Os estudantes coordenadores do projeto estudavam os temas previamente, organizavam o formato de cada novo encontro, de forma a valorizar a construção de aprendizagens significativas aos participantes. Após cada roda de conversa, foi realizada avaliação do espaço e resumo crítico sobre dificuldades  e perspectivas vivenciadas em cada tema. Dessa forma, a partir dos impactos da pandemia, percebe-se a valorização do complexo médico-hospitalar e do modelo biomédico de compreensão do Trabalho em Saúde, em detrimento do SUS e da Rede de Atenção à Saúde (RAS), sem enfoque na Atenção Primária, no cuidado interdisciplinar, na concepção da “Determinação social do processo saúde-doença-cuidado” e no “Método clínico centrado na pessoa (MCCP)”. É preciso que a Universidade esteja alinhada aos interesses da população e seja capaz de construir um horizonte democrático e de transformação social.

Palavras-chave: Pandemia, Educação, Saúde, Transformação, Universidade

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Biografia do Autor

Durval Matheus Maurino, Especializando em Medicina de Família e Comunidade pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein - Brasil

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua profissionalmente na Estratégia Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Eliana Goldfarb Cyrino, Professora no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil

Doutora em Pediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Integrante do Grupo de Mulheres do Jardim Peabirú

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Maurino, D. M., & Cyrino, E. G. (2024). PANDEMIA, EDUCAÇÃO E SAÚDE: POR UMA TRANSFORMAÇÃO RADICAL. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 5, e19000. https://doi.org/10.5281/zenodo.13850912

Edição

Seção

Relato de Experiência