SER BONITA É SER VOCÊ: PROJETO SOBRE EMPODERAMENTO FEMININO EM ESCOLAS

Autores

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Raça e Saúde

Resumo

Introdução: O artigo trata-se de um relato de experiência que foi construído a partir do Projeto intitulado “Ser bonita é ser você: Projeto sobre empoderamento feminino em escolas” no qual duas coordenadoras conviveram com jovens estudantes, em encontros semanais, no ambiente escolar. O projeto foi desenvolvido entre os anos 2017 e 2023, em três escolas municipais de Belo Horizonte, da regional Pampulha. Em cada escola o Projeto aconteceu durante 01 a 02 anos, aproximadamente. Objetivo: Garantir uma educação de qualidade social, baseada nas relações étnico-raciais e de gênero, e o empoderamento a grupos de alunas. Para isso, utilizamos abordagens interacionais e dialógicas em consonância à educação antirracista e antissexista que prioriza a sensibilidade, a afetividade e o empoderamento feminino. Método: Utilizamos encontros e debates interpessoais, intrapessoais e sistemáticos, que aconteceram, semanalmente, entre um grupo de alunas, com idade entre 06 e 14 anos, e as coordenadoras pedagógicas. Resultados: Pudemos perceber que para além do objetivo inicial, houve para as estudantes, autonomia no pensar e agir, criticidade, engajamento e cidadania. Para as coordenadoras pedagógicas houve um crescimento profissional e aprendizado. Conclusão: Percebemos a potencialidade do projeto no e para o empoderamento feminino, na valorização da autoestima e na construção de uma educação de qualidade social.

 

Palavras-chaves: Educação; Raça; Gênero.

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Biografia do Autor

Cristina Reis de Sousa Prata, Professora na Rede Municipal de Belo Horizonte - Brasil

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Helaine Santos Leal, Professora na Rede Municipal de Belo Horizonte - Brasil

Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Prata, C. R. de S., & Leal, H. S. (2023). SER BONITA É SER VOCÊ: PROJETO SOBRE EMPODERAMENTO FEMININO EM ESCOLAS. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 4, e18935. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/18935

Edição

Seção

Dossiê Temático PROCESSOS FORMATIVOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA CONSTITUIÇÃO DE PRÁTICAS DE CUIDADO CONTRACOLONIAIS