PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NAS PRÁTICAS DE CUIDADO DECOLONIAIS

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Populações Minoritárias, Vulneráveis e Desiguais em Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: Apresentar discussões frente aos processos formativos em educação e saúde nas práticas de cuidado decoloniais. Método: A metodologia adotada para conduzir este ensaio foi baseada em pesquisas bibliográficas que se apoiam na literatura existente sobre o assunto, bem como nos diálogos do Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-raciais. Resultados: Os profissionais de saúde e educação devem ser treinados para compreender e respeitar as crenças e práticas culturais. Devem buscar ativamente a equidade na prestação de serviços de saúde, reconhecendo os determinantes sociais da saúde e adotar a inclusão de saberes tradicionais frente ao cuidado. Considerações Finais: Para atingir esse fim, é imperativo identificar e superar as incongruências presentes nos processos formativos, fomentar práticas que resistam ao colonialismo, reconhecendo a importância das formas de conhecimento não convencionais, e abraçar uma ética que se oponha ao racismo.

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Biografia do Autor

Larayne Gallo Farias Oliveira, Doutoranda em Ciências pela Universidade de São Paulo - Brasil

Mestra em Ensino e Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia e Mestra em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Lislaine Aparecida Fracolli, Professora no Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde no Sistema Único de Saúde da Universidade de São Paulo - Brasil

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, com Pós-doutorado pela University of Toronto.

Talitha Zileno Pereira, Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Sul da Bahia - Brasil

Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade. Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Laiza Gallo Farias , Fisioterapeuta na Rede Municipal de Saúde de Eunápolis - Brasil

Especialista em Fisioterapia Hospitalar com ênfase em UTI pela Faculdade Social da Bahia.

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Gallo Farias Oliveira, L., Aparecida Fracolli, L., Zileno Pereira, T., & Gallo Farias , L. (2023). PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NAS PRÁTICAS DE CUIDADO DECOLONIAIS. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 4, e18532. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/18532

Edição

Seção

Dossiê Temático PROCESSOS FORMATIVOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA CONSTITUIÇÃO DE PRÁTICAS DE CUIDADO CONTRACOLONIAIS