PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NAS PRÁTICAS DE CUIDADO DECOLONIAIS
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Populações Minoritárias, Vulneráveis e Desiguais em Saúde, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivo: Apresentar discussões frente aos processos formativos em educação e saúde nas práticas de cuidado decoloniais. Método: A metodologia adotada para conduzir este ensaio foi baseada em pesquisas bibliográficas que se apoiam na literatura existente sobre o assunto, bem como nos diálogos do Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-raciais. Resultados: Os profissionais de saúde e educação devem ser treinados para compreender e respeitar as crenças e práticas culturais. Devem buscar ativamente a equidade na prestação de serviços de saúde, reconhecendo os determinantes sociais da saúde e adotar a inclusão de saberes tradicionais frente ao cuidado. Considerações Finais: Para atingir esse fim, é imperativo identificar e superar as incongruências presentes nos processos formativos, fomentar práticas que resistam ao colonialismo, reconhecendo a importância das formas de conhecimento não convencionais, e abraçar uma ética que se oponha ao racismo.
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