AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES FÍSICAS E SEDENTÁRIAS DE ESCOLARES: EXISTE ASSOCIAÇÃO COM O TURNO ESCOLAR?
Palavras-chave:
Atividade motora, Estilo de vida sedentário, EstudantesResumo
Objetivo: analisar a associação entre turno escolar e as atividades físicas (AF) e comportamentos sedentários (CS) desempenhados dentro e fora do ambiente escolar em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. Método: Estudo transversal com estudantes de uma escola pública (n=390; 50,3% meninas; 9,53±1,53 anos), que relataram AF e CS através de um questionário baseado na internet (Web-CAAFE). Informações sobre turno e ano escolar, idade e gênero foram obtidas na secretaria da escola e a massa corporal e a estatura foram mensuradas para o cálculo do índice de massa corporal, utilizado para classificação do estado nutricional. Resultados: Estudantes do turno matutino relataram 23% a mais de AF diárias, sobretudo de intensidade moderada (RP= 1,32; IC95%: 1,13-1,54). Quando comparados aos estudantes do turno vespertino, os do turno matutino relataram 27% a mais de AF pela manhã (RP= 1,27; IC95%: 1,07-1,51) e 36% a mais pela tarde (RP= 1,36; IC95%: 1,12-1,65), quando também relataram 62% a mais de CS (RP= 1,62; IC95%: 1,26-2,10). Não houve diferença nas AF e CS desempenhados à noite. Conclusão: O turno escolar matutino mostrou-se positivamente associado à maior quantidade de AF diárias entre os estudantes, ainda que eles tenham relatado simultaneamente maior quantidade de CS.
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