EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO ACADEMIA, SERVIÇO E COMUNIDADE: O CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA POR COVID-19 EM SALVADOR-BAHIA EM 2020
Palavras-chave:
Práticas Interdisciplinares, Colaboração Intersetorial, Relações Comunidade-InstituiçãoResumo
Objetivo: O presente artigo tem como propósito o relato de experiência do desenvolvimento de projeto de extensão voltado para o enfrentamento à pandemia por COVID-19. Método: Com a finalidade de instrumentalizar o relato destaca-se o referencial da atuação inter e transdisciplinar para a constituição de categorias de análise reflexiva desta experiência. Partiu-se da necessidade do enfrentamento à pandemia da COVID-19 enquanto resposta ético-política à necessidades imediatas da sociedade, atores dos diversos espaços de cooperação foram reunidos em torno de objetivos comuns. Delineou-se a intervenção de modo a utilizar tecnologias inovadoras, ancoradas e estratificadas nos eixos da promoção da saúde, com o fito de promover o isolamento de idosos de acordo com o seu contexto de modo a reduzir os impactos sócio-sanitários. Resultados: Entre os principais resultados destaca-se a execução de ações articuladas entre atores representantes da academia e dos serviços de saúde com a constituição de objetivos em comum e pactuados entre estes atores. Relatórios de execução dos eixos de atuação do projeto apontam para resultados sobre fatores de vulnerabilidade social reforçados pela pandemia. Conclusão: Houve um efetivo impacto sobre a população-alvo da intervenção com evidências da melhoria das condições sociais e sanitárias de isolamento para o enfrentamento a COVID-19. O acolhimento afetivo e educativo repercutiram diretamente sobre as condições de vulnerabilidade desta população e amenizaram os riscos potencializados pela pandemia. Este cenário permitiu o nosso aprendizado no sentido de reconhecer na atuação interdisciplinar uma potencialidade para o enfrentamento a situações emergentes e complexas.
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