EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO ACADEMIA, SERVIÇO E COMUNIDADE: O CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA POR COVID-19 EM SALVADOR-BAHIA EM 2020

Auteurs-es

Mots-clés :

Práticas Interdisciplinares, Colaboração Intersetorial, Relações Comunidade-Instituição

Résumé

Objetivo: O presente artigo tem como propósito o relato de experiência do desenvolvimento de projeto de extensão voltado para o enfrentamento à pandemia por COVID-19. Método: Com a finalidade de instrumentalizar o relato destaca-se o referencial da atuação inter e transdisciplinar para a constituição de categorias de análise reflexiva desta experiência. Partiu-se da necessidade do enfrentamento à pandemia da COVID-19 enquanto resposta ético-política à necessidades imediatas da sociedade, atores dos diversos espaços de cooperação foram reunidos em torno de objetivos comuns. Delineou-se a intervenção de modo a utilizar tecnologias inovadoras, ancoradas e estratificadas nos eixos da promoção da saúde, com o fito de promover o isolamento de idosos de acordo com o seu contexto de modo a reduzir os impactos sócio-sanitários. Resultados: Entre os principais resultados destaca-se a execução de ações articuladas entre atores representantes da academia e dos serviços de saúde com a constituição de objetivos em comum e pactuados entre estes atores. Relatórios de execução dos eixos de atuação do projeto apontam para resultados sobre fatores de vulnerabilidade social reforçados pela pandemia. Conclusão: Houve um efetivo impacto sobre a população-alvo da intervenção com evidências da melhoria das condições sociais e sanitárias de isolamento para o enfrentamento a COVID-19. O acolhimento afetivo e educativo repercutiram diretamente sobre as condições de vulnerabilidade desta população e amenizaram os riscos potencializados pela pandemia. Este cenário permitiu o nosso aprendizado no sentido de reconhecer na atuação interdisciplinar uma potencialidade para o enfrentamento a situações emergentes e complexas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Sóstenes Conceição dos Santos, Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia - Brasil

Mestre em Saúde Coletiva. Docente na Universidade do Estado da Bahia.

Références

Almeida Filho N. Transdisciplinaridade e Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva. 1997;05-20. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ZvbpZyt8VYHSQT4jbcWzbHw/?format=pdf&lang=pt

Benzaquen Júlia, Carneiro Vanderson, Sardá Maurício, et al. As Incubadoras Universitárias de Economia Solidária durante a Pandemia: Relato de Ações da INCUBES/UFPB e da INCUBACOOP/UFRPE. Economia Solidária e Políticas Públicas. Mercado de Trabalho. 2020;69:139-148. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10197/1/bmt_69_IncubadoraUniv.pdf

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva. 2004;14:41-65. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/GtNSGFwY4hzh9G9cGgDjqMp/?lang=pt&format=pdf

Casimiro CF, Barreto TA, Amorim RF, Barreto F, Hayd RLN, Cardoso AS Narrativas do enfrentamento à COVID-19: resultados de uma ação de extensão a acadêmicos de enfermagem no Extremo Norte do Brasil. Saúde em Redes. 2020;6:7-17. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/viewFile/3211

Meira MM, Neves IF, de Oliveira LS, Nunciaroni AT, Corrêa V de AF, Silva RFA da, Freire MAM. Manual de Práticas Educativas - Parte I: Etiqueta Respiratória no auxílio do enfrentamento da Pandemia da Covid-19. Ra. e Rum. 2020;8(2):285-9. Disponível em: http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/10316

Moutinho FFB. Extensão Universitária: Uma Luz na Escuridão da Pandemia de COVID-19. Intermedius Revista de Extensão da UNIFIMES. 2021;1:63-72. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/intermedius/article/view/921/878

Mélo CB, Farias GD, Nunes VRR, Andrade TSAB de, Piagge CSLD. University extension in Brazil and its challenges during the COVID-19 pandemic. RSD. 2021;10(3):e1210312991. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12991

Santos BM dos, Silva EP da, Santos KSP dos, Oliveira L da S, Batista M de J, Rocha TMR, Tavares MS, Souza MC de. Enfrentamento à pandemia da covid-19 por acadêmicos de uma universidade pública na bahia: um relato de experiência. Prát. Cuid. Rev. Saude Colet. 2020; 1:e10592. Disponível em: https://homologacao.revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/10592

Téléchargements

Publié-e

2023-07-11

Comment citer

Santos, S. C. dos. (2023). EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO ACADEMIA, SERVIÇO E COMUNIDADE: O CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA POR COVID-19 EM SALVADOR-BAHIA EM 2020. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 4, e12404. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/12404

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência