O “NOVO NORMAL” NO FAZER DA PSICOLOGIA
Palavras-chave:
Telepsicologia, COVID-19, Psicologia Clínica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Saúde MentalResumo
Objetivo: Este artigo possui como objetivo compreender os principais desafios e potencialidades encontrados pelos psicólogos na construção do novo fazer da Psicologia diante da pandemia de COVID-19. Método: Foi realizada revisão integrativa de artigos científicos, resoluções e cartilhas. Resultados: Verificou-se que a pandemia exigiu dos psicólogos adaptações em sua prática, com intervenções condizentes à emergência pandêmica, realizados por meio das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Foram utilizados conhecimentos da Psicologia das Emergências e Desastres que contribuem na construção de intervenções apropriadas aos impactos sobre a saúde mental causados por emergências. Conclusão: Observou-se que atendimentos psicológicos por meio das TIC é bastante recente e tem apresentado desafios e potencialidades. Destacam-se como desafios a privacidade, segurança dos dados, não aplicabilidade a todos casos e precarização do trabalho do psicólogo na pandemia. Ressalta-se como potencialidades: maior acessibilidade, quebra de barreiras de tempo e espaço e redução de estigmas sociais comuns no contexto da pandemia.
Downloads
Referências
Schmidt, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 1-13. Recuperado em 15 de junho de 2020, de https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v37/1678-9865-estpsi-37-e200063.pdf. DOI: 10.1590/1982-0 275202037e200063
Faro, A., Bahiano, M.A., Nakano, T. C., Reis, C., Silva, B.F.P, & Vitti, L.S. (2020). COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 1-14. Recuperado em 20 de junho de 2020, de https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v37/1982-0275-estpsi-37-e200074.pdf. DOI: 10.1590/1982-0275202037e200074
Organização Mundial da Saúde (2020). Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. Geneva: OMS. Recuperado em 15 de junho de 2020 de https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/mental-health-considerations.pdf
Oliveira, W.A., Oliveira-Cardoso, E. A, Silva , J. L. & Santos, M.A (2020). Impactos psicológicos e ocupacionais das sucessivas ondas recentes de pandemias em profissionais da saúde: revisão integrativa e lições aprendidas. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 1-12. Recuperado em 15 de junho de 2020, de https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v37/1678-9865-estpsi-37-e200066.pdf. DOI: 10.1590/1982-0275202037e200066
Brooks, S.K., Webster, R.K., Smith, L.E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N. & Rubin, G.J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 395, 912- 920. Recuperado em 20 de junho de 2020, de https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2820%2930460-8. DOI: 10.1016/S0140-6736(20)30460-8
Fundação Oswaldo Cruz (2020a). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19: Recomendações Gerais. Recuperado em 30 de junho de 2020 de https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/cartilha_recomendacoes_gerais_06_04.pdf.
Fundação Oswaldo Cruz (2020b). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19: Recomendações aos Psicólogos para o Atendimento Online. Recuperado em 30 de junho de 2020 de https://efg.brasilia.fiocruz.br/ava/pluginfile.php/73438/mod_resource/content/5/cartilha_recomenda%C3%A7%C3%B5es_online.pdf
Fundação Oswaldo Cruz (2020c). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19: Violência Doméstica e Familiar na Covid-19. Recuperado em 30 de junho de 2020 de https://efg.brasilia.fiocruz.br/ava/pluginfile.php/73444/mod_resource/content/7/cartilha_viol%C3%AAncia.pdf
Conselho Federal de Psicologia. (2020a). Resolução do Exercício Profissional n. 004/ 2020. Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológico prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID19. Brasília: CFP. Recuperado em 15 de junho de 2020 de https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-4-2020-dispoe-sobre-regulamentacao-de-servicos-psicologicos-prestados-por-meio-de-tecnologia-da-informacao-e-da-comunicacao-durante-a-pandemia-do-covid-19?origin=instituicao&q=004/2020.
Conselho Federal de Psicologia (2020b). Comunicado: CFP simplifica cadastro de profissionais na plataforma e-Psi. Brasília: CFP. Recuperado em 15 de junho de 2020 de https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-11-2018-regulamenta-a-prestacao-de-servicos-psicologicos-realizados-por-meios-de-tecnologias-da-informacao-e-da-comunicacao-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-11-2012?origin=instituicao&q=11/2018.
Conselho Federal de Psicologia (2018). Resolução do Exercício Profissional n. 11/2018. Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação e revoga a Resolução CFP n. 11/2012. Brasília: CFP. Recuperado em 15 de junho de 2020 de https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-11-2018-regulamenta-a-prestacao-de-servicos-psicologicos-realizados-por-meios-de-tecnologias-da-informacao-e-da-comunicacao-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-11-2012?origin=instituicao&q=11/2018.
Gil, A.C (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas.
Souza, M.T., Silva, M.D. & Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 8(1), 102-6. Recuperado em 10 de junho de 2020, de https://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102.pdf. DOI: 10.1590/s1679-45082010rw1134
Organização Pan-Americana da Saúde (2020). Atualização Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Atualizado em 11 de agosto de 2020. Brasília: OPAS. Recuperado em 12 de agosto de 2020 de https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.
Santos, B.S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina.
Marques, E.S.; Moraes, C.L.; Hasselmann, M.H.; Deslandes, S. & Reichenheim, M.E (2020). A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID- 19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cadernos de Saúde Pública. 36 (4),1-6. Recuperado em 15 de julho de 2020, de https://www.scielo.br/pdf/csp/v36n4/1678-4464-csp-36-04-e00074420.pdf. DOI: 10.1590/0102-311X00074420
Conselho Federal de Psicologia (2020c). Cartilha de Boas Práticas para Avaliação Psicológica em contextos de pandemia. Brasília: CFP. Recuperado em 10 de agosto de 2020, de https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2020/08/clique-aqui.pdf.
Paranhos, M. E. & Werlang, B. S. G. (2015). Psicologia nas Emergências: uma Nova Prática a Ser Discutida. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(2), 557-571. Recuperado em 15 de junho de 2020, de https://www.scielo.br/pdf/pcp/v35n2/1982-3703-pcp-35-2-0557.pdf. DOI: 10.1590/1982-370301202012
Vasconcelos, T.P. & Cury, V.E. (2017). Atenção Psicológica em Situações Extremas: Compreendendo a Experiência de Psicólogos. Psicologia: Ciência e Profissão, 37(2), 475-488. Recuperado em 15 de junho de 2020 de https://www.scielo.br/pdf/pcp/v37n2/1982-3703-pcp-37-2-0475.pdf. DOI:10.1590/1982-3703002562015
Conselho Federal de Psicologia (2011). Psicologia de Emergências e Desastres na América Latina: Promoção de direitos e construção de estratégias de atuação. Brasília: CFP. Recuperado em 19 de julho de 2020 de https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2011/06/emergencias_e_desastres_final.pdf.
Weintraub A.C.A.M., Noal, D.S., Vicente, L.N. & Knobloch, F. (2015). Psychologists’ actions in disaster situations: reflections based on practice. Interface (Botucatu). 19(53):287-97. Recuperado em 15 de junho de 2020, de https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000200287&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. DOI: 10.1590/1807-57622014.0564
Melo, C. A.& Santos, F. A. (2011). As contribuições da Psicologia nas emergências e desastres. Psicólogo inFormação, 15(15), 169-181. Recuperado em 15 de julho de 2020, de https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/PINFOR/article/view/3177/3045. DOI: 10.15603/2176-0969/pi.v15n15p169-181
Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., Machado, W. L. & Enumo, S. R. F. (2020). Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia. Porto Alegre: PUCRS/ Campinas: PUC-Campinas. Recuperado em 16 de julho de 2020 de https://www.puc-campinas.edu.br/wp-content/uploads/2020/04/cartilha-enfrentamento-do-estresse.pdf.pdf.
Santana, F. A. L (2020). Cartilha de orientações para saúde psicológica da comunidade acadêmica no enfrentamento do Coronavírus (covid-19): a questão da quarentena. Corumbá: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Recuperado em 16 de julho de 2020 de https://cpan.ufms.br/files/2020/03/Cartilha_SEPAP_UFMS.pdf.
Visintin, C.; Gallo-belluzzo, S. & Aiello-Vaisberg T. (2020). Maternidade em Tempos de COVID-19. O que podemos fazer? Recuperado em 16 de julho de 2020 de https://www.puc-campinas.edu.br/wp-content/uploads/2020/05/Cartilha-Carlos-Sueli-e-Ta%CC%82nia-30abril2020-1.pdf.
Sá-Serafim, R.; Do Bú, E. & Lima-Nunes, A. (2020). Manual de Diretrizes para Atenção Psicológica nos Hospitais em Tempos de Combate ao COVID-19. Revista Saúde & Ciência. 8(2), 5-24. Recuperado em 16 de julho de 2020 de https://www.ccih.med.br/wp-content/uploads/2020/04/876-2447-2-PB.pdf.
Weimann; F. & Didoné, J. (2020). Intervenções em Situações de Luto pelo COVID-19. Recuperado em 16 de julho de 2020 de https://ensinoepesquisa.ghc.com.br/images/Noticias/01.04.20/Intervenes-em-Situaes-de-Luto-pelo-COVID-19.pdf.
Conselho Federal de Psicologia (2000). Resolução do Exercício Profissional n. 003/2000. Regulamenta o atendimento psicoterapêutico mediado por computador. Brasília: CFP. Recuperado em 19 de julho de 2020 de https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-3-2000-regulamenta-o-atendimento-psicoterapeutico-mediado-por-computador?origin=instituicao
Conselho Federal de Psicologia (2005). Resolução do Exercício Profissional n. 12/2005. Regulamenta o atendimento psicoterapêutico e outros serviços psicológicos mediados por computador e revoga a Resolução CFP Nº 003/2000. Brasília: CFP. Recuperado em 19 de julho de 2020 de https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-12-2005-regulamenta-o-atendimento-psicoterapeutico-e-outros-servicos-psicologicos-mediados-por-computador-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-003-2000?origin=instituicao.
Conselho Federal de Psicologia (2012). Resolução do Exercício Profissional n. 11/2012. Regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância, o atendimento psicoterapêutico em caráter experimental e revoga a Resolução CFP nº 12/2005. Brasília: CFP. Recuperado em 19 de julho de 2020 de https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-11-2012-regulamenta-os-servicos-psicologicos-realizados-por-meios-tecnologicos-de-comunicacao-a-distancia-o-atendimento-psicoterapeutico-em-carater-experimental-e-revoga-a-resolucao-cfp-n-122005?origin=instituicao
Gonçalves,S.T. & Belmino, M.C.B (2017). O meio virtual como espaço profissional: serviços de psicologia online. Revista Interfaces. 4 (12), 33-39. Recuperado em 20 de junho de 2020, de https://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/326/234. DOI: 10.16891/2317-434X.v4.e12.a2017.pp33-39
Siegmund, G. & Lisboa, C. Orientação psicológica online: percepção dos profissionais sobre a relação com os clientes (2015). Psicologia Ciência e Profissão, 15(1), 168-181. Recuperado em 20 de junho de 2020, de https://www.scielo.br/pdf/pcp/v35n1/1414-9893-pcp-35-01-00168.pdf. DOI: 10.1590/1982-3703001312012.
Garcia, B.L.O (2019). Psicólogo(a) no contexto digital: gerenciamento de impressões em redes sociais. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia. Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.
Siqueira, C.C.A (2016). Eficácia das psicoterapias breves psicodinâmicas pela internet, por meio de videoconferência, no tratamento de adultos com Transtorno Depressivo Maior: revisão sistemática segundo modelo da Colaboração Cochrane. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo, Brasil.
Hallberg, S.CM.; Lisboa, C.S.M.; Souza, D.B.; Mester, A.; Braga, A.Z.; Strey, A.M. & Silva, C.S. (2015) Systematic review of research investigating psychotherapy and information and communication technologies. Trends Psychiatry Psychother. 37(3), 118-125. Recuperado em 20 de junho de 2020, de https://www.scielo.br/pdf/trends/v37n3/2237-6089-trends-37-03-00118.pdf. DOI: 10.1590/2237-6089-2014-0055
Marasca, A.R.; Yates, D.B.; Schneider, A.M.A.; Feijó, L.P. & Bandeira, D.R (2020). Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavirus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância. Estudos de Psicologia Campinas. 37, 1-11. Recuperado em 10 de agosto de 2020 de https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v37/1982-0275-estpsi-37-e200085.pdf. DOI: 10.1590/1982-0275202037e200085
Dunker, C.I.L (2020). A arte da quarentena para principiantes. São Paulo: Boitempo editorial.
Li, W., Yang, Y., Liu, Z.H., Zhao, Y.J., Zhang, Q., Zhang, L., Cheung T. & Xiang, Y.T (2020). Progression of Mental Health Services during the COVID-19 outbreak in China. International Journal of Biological Sciences. 16 (10),1732-1738. Recuperado em 20 de junho de 2020 de https://www.ijbs.com/v16p1732.pdf?v=1595754837. DOI: 10.7150/ijbs.45120
Weinberg, H.; Rolnick, A. Theory and Practice of Online Therapy. New York: Taylor & Francis, 2020
Conselho Regional de Psicologia 3ª região (2020). Comunicado: Prefeitura de Salvador revê apoio institucional à plataforma de apoio psicológico gratuito. Salvador: CRP-03. Recuperado em 20 de junho de 2020 de https://www.crp03.org.br/prefeitura-de-salvador-reve-apoio-institucional-a-plataforma-de-apoio-psicologico-gratuito/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (PC-RESC) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da PC-RESC sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a PC-RESC como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.