REPERCUSSÕES CLÍNICAS DO CONTATO PELE A PELE EM RÉCEM-NASCIDOS PREMATUROS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Palabras clave:
Récem-nascido prematuro, Método Canguru, Unidades de Terapia Intensiva NeonatalResumen
Objetivo: Descrever as repercussões clínicas do contato pele a pele em recém-nascidos prematuros em unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), avaliar o comportamento da adaptação cardiovascular e da saturação periférica de oxigênio durante a realização do contato e identificar a frequência de eventos adversos. Método: Estudo descritivo de corte transversal. Resultados: Foram avaliados 23 RNPT, a média de idade gestacional de nascimento foi de 30 semanas e 4 dias (DP±2,1). A média de tempo foi de 95,1(DP±49,8) minutos. Houve um aumento estatisticamente significante dos valores de saturação periférica de oxigênio (p=0,000), com menores valores de frequência respiratória e FiO2, ambos estatisticamente significante (p=0,001). Conclusão: Os resultados do presente estudo permitem concluir que o contato pele a pele repercute de maneira segura e benéfica clinicamente.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 RICV - Revista Interdisciplinar em Ciências da Vida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que publicam neste periódicos concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons que permite que outras pessoas compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada no periódico (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico.
- Os autores são permitidos e incentivados a publicar seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como maior tempo de citação do trabalho publicado. (Ver O Efeito do Acesso Aberto).