OCORRÊNCIA DE FLEBITES E TROMBOFLEBITES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA
Palabras clave:
Flebite, Tromboflebite, Cateterismo, Unidades de Terapia Intensiva, Segurança do PacienteResumen
Objetivo: analisar as evidências científicas publicadas acerca da ocorrência de flebites e tromboflebites em
unidades de terapia intensiva. Método: revisão integrativa de literatura nas bases de dados Scielo e PubMed, período de 2011 a 2021. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio ferramenta proposta por Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice e os resultados foram analisados de forma descritiva. Resultados: Treze estudos atenderam aos critérios de elegibilidade. A incidência média de flebites foi de 13,1% (variando de 0,7% a 34,5%). Os fatores associados apontados em 8 artigos foram: sexo feminino, soluções com alta osmolaridade, elevada velocidade e tempo de infusão. Conclusão: A ocorrência de flebites e tromboflebites identificada nessa pesquisa foi 2,62 vezes maior do que o tolerado pela Infusion Nurses Society (5%), falta de padronização das escalas adotadas, ausência da descrição dos motivos causais, as características e monitoração das lesões configuram-se importantes lacunas no conhecimento.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 RICV - Revista Interdisciplinar em Ciências da Vida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que publicam neste periódicos concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons que permite que outras pessoas compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada no periódico (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico.
- Os autores são permitidos e incentivados a publicar seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como maior tempo de citação do trabalho publicado. (Ver O Efeito do Acesso Aberto).