Chamada pública para Dossiê temático: Práticas leitoras na contemporaneidade em espaços formais, não formais e ficcionais

2022-10-11

DOSSIÊ: PRÁTICAS LEITORAS NA CONTEMPORANEIDADE EM ESPAÇOS FORMAIS, NÃO FORMAIS E FICCIONAIS

É inquestionável o espaço de relevo que as práticas leitoras ocupam [e devem ocupar] na vida do ser humano, possibilitando-lhe bem-estar individual, familiar e social. Pela leitura, é possível transitar de maneira sensorial, emocional e autônoma entre o belo e o grotesco, o real e o imaginário, o lógico e o contraditório, a verdade e a inexatidão, seja em casa, na rua, na escola, na biblioteca, no hospital, no ônibus, entre outros. Ler implica construir e descontruir sentidos, trilhar entre o impresso e o digital, o centro e as margens, o simétrico e o dissonante, numa perspectiva múltipla de linguagens e gêneros literários. É nesse tom de legitimação de práticas leitoras distintas que este dossiê receberá pesquisas, experiências, relatos e memórias, no formato de artigo científico, com base em três eixos:

  • Leitura, Literatura, Contação de Histórias e Formação Leitora
  • Leitura, Sociedade, Hipermídias e Formação do(a) Leitor(a)
  • Leitura, Multiletramentos e Formação Docente

A proposta surge dos estudos do Grupo de Pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do(a) Leitor(a) (LEFOR), UNEB, Campus IV, Jacobina, a fim de divulgação de produções científicas por pesquisadores/as do Brasil e do exterior, contribuindo, dessa forma, para o debate na área.

Submissões até 30 de novembro de 2022

Previsão de publicação em dezembro de 2022

 

Orientações para autor(as)(es):

O acesso ao envio de propostas e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no seguinte link:

https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/about/submissions

No início da submissão do texto o(s) autor(es) devem escolher na seção o dossiê

Práticas leitoras na contemporaneidade

- As submissões passarão por análise preliminar das(os) organizadoras(es)/editoras(es) quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cega, conforme as normas da revista: https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/about/submissions

 

ORGANIZADORES:

Profª Dra. Denise Dias de Carvalho Sousa - Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Profª Dr. Rubia Mara de Sousa Lapa Cunha – Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Profª Ms. Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho – Doutorando em Estudos de Linguagens e Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).