UMA PESQUISA SOBRE O PROCESSO INTERATIVO DISCURSIVO DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROGRAMA VIRTUAL SE LIGA NO ENEM PARAÍBA
Palabras clave:
interação, Ensino virtual, Programa Se Liga no Enem ParaíbaResumen
Neste artigo, objetiva-se mostrar um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG), Paraíba, Brasil, na qual se investiga o processo interativo discursivo da relação professor/aluno no programa virtual Se Liga no Enem Paraíba, a partir do seguinte questionamento: quais os impactos gerados em aulas virtuais de Língua Portuguesa constituídos pelo professor numa relação dialógica com alunos no programa Se Liga no Enem Paraíba? Nesse sentido, à luz das ideias do Círculo de Bakhtin, primeiramente, apresenta-se uma parte a contextualização da pesquisa. Em outro momento, explicita-se o percurso metodológico usado para a geração dos dados e uma breve amostra analítica. Os resultados preliminares apontam que a pesquisa em torno das interações em diferentes canais de comunicações no referido programa revela a forma como o ensino e a aprendizagem na rede pública vêm acontecendo em ambiente virtual atualmente, propondo-se mais investigação nesse campo.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail Mikháilovitch. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 17 fev. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: ME; SEB; CNE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 27 mar. 2023.
CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. Tradução de Guilherme de Freitas, Marlene Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed.; 2. reimpr. São Paulo: Contexto, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOOGLE. Ensino e aprendizagem mais integrados. Google for Education, Mountain View, CA, c2023. Disponível em: https://edu.google.com/intl/ALL_br/workspace-for-education/classroom/. Acesso em: 28 mar. 2023.
KENSKI, Moreira Vani. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, v. 4, n. 10, set.-dez., p. 1-10, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189118047005. Acesso em: 25 jan. 2022.
LEMOV, Doug. Ensinando na sala de aula on-line: sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal. Tradução de Sandra Maria Mallmann da Rosa; revisão técnica de Thuinie Daros. Porto Alegre: Penso, 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA
LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola , 2006.
OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. Linguagem e Alteridade nos escritos do Círculo de Bakhtin. Eutomia, Recife, v. 21, n. 1, p. 169-184, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/237079. Acesso em: 27 out. 2022.
PARAÍBA. Se Liga no Enem PB. Governo da Paraíba, João Pessoa, c2020. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/programas/se-liga-no-enem-pb. Acesso em: 4 out. 2021.
PARAÍBA fica em 1º lugar no Brasil no Índice de Educação à Distância, segundo a FGV. G1 Paraíba, [S.l], 18 fev. 2021a. Sessão: Notícia. Disponível em: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/02/18/paraiba-fica-em-1o-lugar-no-brasil-no-indice-de-educacao-a-distancia-segundo-a-fgv.ghtml. Acesso em: 4 out. 2021.
PARAÍBA. Decreto no 41.632, de 20 de setembro de 2021. Dispõe sobre o Programa de Fomento ao Ensino Superior da Rede Estadual da Paraíba – Se Liga no Enem Paraíba. Diário Oficial do Estado da Paraíba, João Pessoa, n. 17.457, p. 2-3, 21 set. 2021b.
PARAÍBA. Decreto no 42.795, de 12 de agosto de 2022. Transforma a EEEM PROFESSORA ÚRSULA LIANZA em ESCOLA REFERÊNCIA EM ENSINO HÍBRIDO DA PARAÍBA, PROFESSORA ÚRSULA LIANZA, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Paraíba, João Pessoa, n. 17.677, p. 1-2, 13 ago. 2022.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Áquila Sartori Mesquita Rocha, Eliete Correia dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.