UMA PESQUISA SOBRE O PROCESSO INTERATIVO DISCURSIVO DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROGRAMA VIRTUAL SE LIGA NO ENEM PARAÍBA

Autores/as

Palabras clave:

interação, Ensino virtual, Programa Se Liga no Enem Paraíba

Resumen

Neste artigo, objetiva-se mostrar um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG), Paraíba, Brasil, na qual se investiga o processo interativo discursivo da relação professor/aluno no programa virtual Se Liga no Enem Paraíba, a partir do seguinte questionamento: quais os impactos gerados em aulas virtuais de Língua Portuguesa constituídos pelo professor numa relação dialógica com alunos no programa Se Liga no Enem Paraíba? Nesse sentido, à luz das ideias do Círculo de Bakhtin, primeiramente, apresenta-se uma parte a contextualização da pesquisa. Em outro momento, explicita-se o percurso metodológico usado para a geração dos dados e uma breve amostra analítica. Os resultados preliminares apontam que a pesquisa em torno das interações em diferentes canais de comunicações no referido programa revela a forma como o ensino e a aprendizagem na rede pública vêm acontecendo em ambiente virtual atualmente, propondo-se mais investigação nesse campo.

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Biografía del autor/a

Áquila Sartori Mesquita Rocha, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Linguagem e Ensino, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Eliete Correia dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraiba com Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

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Publicado

2023-10-26

Cómo citar

Rocha, Áquila S. M., & Santos, E. C. dos. (2023). UMA PESQUISA SOBRE O PROCESSO INTERATIVO DISCURSIVO DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROGRAMA VIRTUAL SE LIGA NO ENEM PARAÍBA. Diálogos E Diversidade, 3, e18356. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18356

Número

Sección

Dossiê temático: Formação Docente & Educomunicação