REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES ESTUDANTIS REFERENTE A ESCRITA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE

Autores/as

Palabras clave:

Conhecimento prévio, Processo de escrita, Produção textual

Resumen

Na universidade, os alunos são expostos a informações escritas da comunidade acadêmica, requerendo habilidades específicas para integrar análise, comunicação e conhecimento sobre as estruturas de produção de textos científicos. Além disso, a ideia é que possam ler e interpretar textos, bem como escrever de acordo com os requisitos acadêmicos. Assim, o objetivo geral do estudo é refletir sobre as dificuldades estudantis referente a escrita acadêmica na Universidade. Para tanto, a metodologia foi uma pesquisa de natureza básica, descritiva com paradigma qualiquantitativo. Já o método de abordagem foi o hipotético-dedutivo com procedimentos incidentes críticos, estruturalistas e funcionalistas. A amostra foi composta por 64 sujeitos entre estudantes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade privada, localizada na cidade de São José dos Campos, Brasil. Os principais resultados indicaram que as dificuldades mais comuns dos alunos em relação à produção textual, foram as regras gramaticais (pontuação, acentuação, paragrafação e emprego de conectores). Em geral, conclui-se que este estudo demonstrou as especificidades do processo de valorização da alfabetização acadêmica no Curso de Licenciatura em Pedagogia.

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Biografía del autor/a

Cleide Aparecida Balduino, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) - Paraguai

Mestrado em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Professora de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Ana Cabanas, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) - Paraguai

Doctora en Humanitades y Artes con mención en Ciencias de la Educación. Docente da Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

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Publicado

2023-10-26

Cómo citar

Balduino, C. A., & Cabanas, A. (2023). REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES ESTUDANTIS REFERENTE A ESCRITA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE. Diálogos E Diversidade, 3, e18326. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18326

Número

Sección

Dossiê temático: Formação Docente & Educomunicação