DIMENSÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO E CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO
Palabras clave:
Ensino Médio, Socioemocional, Formação integral, AcompanhamentoResumen
O objetivo deste artigo é analisar o processo do acompanhamento dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio sob o olhar dos próprios estudantes e propor uma construção de acompanhamento na dimensão socioemocional, de modo a promover a concepção de formação integral da Rede Jesuíta de Educação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 127 estudantes da 1ª série do Ensino Médio, o instrumento de coleta de dados foi um questionário com 27 perguntas subdivididas em 5 grupos, contendo um domínio da inteligência emocional e um dos “5 CS”. Os estudantes apresentam a necessidade de serem acompanhados de perto, tanto pela escola como em parceria com a família. Ter o olhar cuidadoso quanto à mudança de comportamento e hábitos dos jovens, tudo isso irá influenciar diretamente no desenvolvimento de suas competências socioemocionais. Como proposta de intervenção desta pesquisa, foi disponibilizado um questionário (anamnese) que tem a principal função de auxiliar o orientador a conhecer o estudante para além de sua rotina de estudos, observando seu aspecto social e emocional, os sentimentos, comportamentos, relações empáticas, e a identificar pontos de ação com evidências que garantam a evolução e a aprendizagem do estudante.
Descargas
Citas
ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542016000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 21 jun. 2021.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Tradução de Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 maio 2021.
CARACTERÍSTICAS da Educação da Companhia de Jesus. Educação S. J. – Subsídios. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
ESTANISLAU, Gustavo; BRESSAN, Rodrigo. Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.
FÁVERO, Mariana Consulmagno et al. Aspecto socioemocional e os reflexos da pandemia do Covid-19 em estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Redin, Taquara/RS, FACCAT, v. 9, n. 1, p. 71-90, 2020. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1863. Acesso em 25 jun. 2022.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. São Paulo: Objetiva, 2012.
KLEIN, Luiz Fernando. A educação integral segundo a Pedagogia Inaciana. In: Conferência proferida no I Encontro Virtual de Diretores Acadêmicos da FLACSI. [S. l.], 2017.
MACÊDO, José Wilker de Lucena; SILVA, Anielson Barbosa da. Construção e validação de uma escala de competências socioemocionais no Brasil. Revista Psicologia: Organizações & Trabalho, Brasília, v. 20, n. 2, p. 965-973, jun. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572020000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 jun. 2021.
MARIN, Angela Helena; SILVA, Cecília Tonial da; ANDRADE, Erica Isabel Dellatorre; BERNARDES, Jade; FAVA, Débora Cristina. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 92-103, dez. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872017000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 jun. 2021.
MAYER, J. D. A field guide to emotional intelligence. In: J. Ciarrochi; J. P. Forgas; J. D. Mayer (Eds.). Emotional intelligence and everyday life. p.3-24. New York: Psychology Press, 2001.
MUELLER, Rafael Rodrigo; CECHINEL, André. A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensi parceria para as competências socioemocionais. Educação (UFSM), v. 45, Jan./Dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35680/html. Acesso em 23 jun. 2021.
PEC – Projeto Educativo Comum. Botafogo: Edições Loyola, 2016.
SALOVEY, Peter; MAYER, John D. Emotional intelligence. Imagination, Cognition, and Personality,1990.
SILVA JUNIOR, Walcir Soares da. Evidências sobre habilidades cognitivas e competências socioemocionais dos alunos em idade escolar: formação, desenvolvimento e o papel da escola no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná – Curitiba, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342750978_Evidencias_sobre_habilidades_cognitivas_e_competencias_socioemocionais_dos_alunos_em_idade_escolar_formacao_desenvolvimento_e_o_papel_da_escola_no_Brasil. Acesso em 23 jun. 2021.
SOUSA, José Robson Silva. A importância do acompanhamento – cura personalis – no processo de ensino e aprendizagem no Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora - MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Jesuítica) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/7579/Jos%c3%a9%20Robson%20Silva%20Sousa_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 23 jun. 2021.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mariana Consulmagno Fávero, Caroline Medeiros Martins de Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.