PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: ENUNCIADOS A PARTIR DOS DIFERENTES PROTAGONISMOS NO PROCESSO EDUCATIVO
Palabras clave:
innovación pedagógica; protagonismos; gestión educativa; prácticas pedagógicasResumen
A temática inovação no âmbito educacional é alvo de muitas reflexões, discussões e proposições; é um tema mobilizador que se apresenta como pauta de interlocuções entre educadores, em diferentes cenários, tanto no interior da escola como para além dela. Este artigo apresenta um recorte do estudo e da pesquisa realizados em um Mestrado Profissional em Gestão Educacional, que se propôs a ampliar o olhar, descortinar e problematizar as práticas inovadoras de uma instituição da Educação Básica. Os aportes teóricos permitiram um estudo reflexivo sobre as construções curriculares, o processo de ensino e aprendizagem e as práticas escolares e de gestão educacional, onde a escola do tempo presente se constitui como um espaço democrático, de construções coletivas e diferentes protagonismos. A trajetória metodológica ampliou a compreensão acerca da inovação pedagógica na escola investigada, a partir da criteriosa análise documental e da interpretação das narrativas dos sujeitos da pesquisa eleitos, através da aplicação dos questionários eletrônicos. As conclusões apontam para a necessidade de superar a perspectiva simplista do ativismo utilitário, dos aparatos e das soluções prontas e, assim, ampliar a compreensão da inovação educacional como um processo de caráter construtivo, a partir da autoria e da ação protagonista dos atores pedagógicos.
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