PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: ENUNCIADOS A PARTIR DOS DIFERENTES PROTAGONISMOS NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores/as

Palabras clave:

innovación pedagógica; protagonismos; gestión educativa; prácticas pedagógicas

Resumen

A temática inovação no âmbito educacional é alvo de muitas reflexões, discussões e proposições; é um tema mobilizador que se apresenta como pauta de interlocuções entre educadores, em diferentes cenários, tanto no interior da escola como para além dela. Este artigo apresenta um recorte do estudo e da pesquisa realizados em um Mestrado Profissional em Gestão Educacional, que se propôs a ampliar o olhar, descortinar e problematizar as práticas inovadoras de uma instituição da Educação Básica. Os aportes teóricos permitiram um estudo reflexivo sobre as construções curriculares, o processo de ensino e aprendizagem e as práticas escolares e de gestão educacional, onde a escola do tempo presente se constitui como um espaço democrático, de construções coletivas e diferentes protagonismos. A trajetória metodológica ampliou a compreensão acerca da inovação pedagógica na escola investigada, a partir da criteriosa análise documental e da interpretação das narrativas dos sujeitos da pesquisa eleitos, através da aplicação dos questionários eletrônicos.  As conclusões apontam para a necessidade de superar a perspectiva simplista do ativismo utilitário, dos aparatos e das soluções prontas e, assim, ampliar a compreensão da inovação educacional como um processo de caráter construtivo, a partir da autoria e da ação protagonista dos atores pedagógicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariangela Oliveira Lago Rosier, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Ana Cristina Ghisleni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Profesor e investigador del Programa de Posgrado en Gestión Educativa / UNISINOS. Porto Alegre RS. Doctorado en Educación.

Citas

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. E-book.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online], n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr., 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 24 mar. 2022.

CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CASTELLO, José. Manoel de Barros faz do absurdo sensatez. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 out. 1997.

CORSETTI, Berenice. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos - UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 1, p. 32-46, jan. 2006.

CUNHA, Maria Isabel. Prática Pedagógica e Inovação: experiências em foco. In: MELLO, Elena Maria Billiget al. (org.). Seminário Inovação Pedagógica:repensando estratégias de formaçãoacadêmico-profissional em diálogo entre EducaçãoBásica e Educação Superior. Uruguaiana: Unipampa, 2018. p. 12-17.

CUNHA, Maria Isabel; WAGNER, Flávia. Oito assertivas de inovaçãopedagógica na educação superior. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 27-41, set/dez. 2019.

DALLA ZEN, Laura Habckost; FREITAS, Ana Lúcia Souza de. O professor inovador: mitos sobre a docência contemporânea. In: Anais Congresso Ibero-Americano de docência universitária sobre o envolvimento estudantil. Porto Alegre: PUCRS, 2018. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/250.pdf.Acesso em: 31 mar. 2022.

FRANCO, Ronan Moura; FREITAS, Diana Paula Salomão de; MELLO, Elena Maria Billig. Interdisciplinaridade e contextualização na formação docente em ciências da natureza sob a perspectiva freireana. Tear: Revista de EducaçãoCiência e Tecnologia, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2020.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

LÜCK, Heloisa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2017. E-book.

AUTORA. Inovação Pedagógica na Educação Básica: compreensões a partir dos diferentes protagonismos em uma escola da Rede Jesuíta de Educação. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) – Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11866

SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2012.

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Educação Integral e Inovação Educativa: como orientar pedagogicamente neste século? In:

SILVA, Roberto Rafael Dias da (org.). Currículo, inovação educativa e educação integral: roteiros para a formação docente. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022. p. 7-14. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/wp-content/uploads/2022/02/Curriculo-inovacao-educativa.pdf. Acesso em: 21 nov. 2021.

TEIXEIRA NETO, José. Mochilas existenciais e insurgências curriculares: possibilidades de interação nas pedagogias culturais do tempo presente. Curitiba: Editora CRV, 2020.

THURLER, Monica Gather. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 4 abr. 2022.

Publicado

2023-06-13

Cómo citar

Rosier, . M. O. L., & Ghisleni, A. C. (2023). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: ENUNCIADOS A PARTIR DOS DIFERENTES PROTAGONISMOS NO PROCESSO EDUCATIVO. Diálogos E Diversidade, 3, e16996. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/16996

Número

Sección

Dossiê temático: Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação