A EDUCAÇÃO 4.0 NA ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA FRANCISCO MOREIRA DA COSTA: PERCEPÇÕES DE GESTÃO, DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores/as

Palabras clave:

Educação 4.0, Inovação, Ensino Técnico

Resumen

Esta pesquisa tem como tema a Educação 4.0 e a inovação no contexto educacional. O objetivo geral é verificar quais recursos estruturais, de gestão e pedagógicos da Educação 4.0 estão presentes na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, e apurar a percepção dos alunos, professores e gestores, para adequar a escola na proposta deste escopo da educação. Trata-se de uma pesquisa aplicada com adoção de estudo de caso, com abordagem qualitativa e com aplicação de questionários utilizando escala likert e perguntas abertas. Foi utilizado previamente para análise dos dados a estatística descritiva e análise de conteúdo e posteriormente foi realizado um cruzamento das respostas baseado no escopo proposto pela Educação 4.0. A partir dos resultados, evidencia-se que a instituição caminha para aperfeiçoamento de suas estratégias educacionais. É possível citar pontos de atenção, como: formação continuada relacionada a Educação 4.0; investimento em espaços e infraestrutura; processo de comunicação institucional; e institucionalização de práticas pedagógicas da Educação 4.0. Por fim, foi proposto uma intervenção que descreve soluções para que os pontos de atenção identificados possam ser utilizados como referência para outras instituições para reverem seus procedimentos e práticas pedagógicas através da Educação 4.0.

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Biografía del autor/a

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil com período sanduíche pelo PDSE/CAPES na Universidade do Porto - Portugal. Pós-Doutorado pelo PNPD/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Douglas Rodolfo Papale, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é Controller da Escola Técnica de Eletrônica 'Francisco Moreira da Costa' e professor no curso técnico da Escola Técnica de Eletrônica 'Francisco Moreira da Costa'.

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Publicado

2023-06-13

Cómo citar

Medeiros Martins de Almeida, C., & Rodolfo Papale, D. (2023). A EDUCAÇÃO 4.0 NA ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA FRANCISCO MOREIRA DA COSTA: PERCEPÇÕES DE GESTÃO, DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Diálogos E Diversidade, 3, e16992. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/16992

Número

Sección

Dossiê temático: Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação