ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SENHOR DO BONFIM – BA
Palabras clave:
Educação de Surdos. Ensino de Português. Formação de Professores. Educação Bilíngue.Resumen
RESUMO
Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa, na qual se buscou investigar o seguinte problema: como são desenvolvidas as práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos na cidade de Senhor do Bonfim? Para construção dos dados, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e análise documental dos planos de aula dos quatro docentes que ministraram aulas de L2 para discentes surdos/as nas escolas da rede pública da cidade de Senhor do Bonfim. Esta pesquisa constatou que embora a legislação brasileira garanta o ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa dentro do currículo escolar, as escolas públicas do município de Senhor do Bonfim ainda não possuem práticas concretas de ensino de L2 para surdos/as dentro de seus currículos. Das quatro práticas pedagógicas investigadas duas partiram da iniciativa pessoal dos próprios docentes em ministrar cursos para atender as necessidades identificadas em seus discentes surdos/as. As outras duas práticas, embora estivessem incluídas dentro do currículo de suas escolas através do Atendimento Educacional Especializado – AEE, não se concretizaram como práticas efetivas de ensino de L2 devido aos diversos obstáculos enfrentados. As constatações desta pesquisa destacam o pioneirismo das estratégias utilizadas pelos/as docentes investigados/as frente às necessidades educacionais específicas dos/as seus estudantes.
Palavras-chave: Educação de Surdos. Ensino de Português. Formação de Professores. Educação Bilíngue.
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Citas
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