CRIANÇA HOSPITALIZADA E O SENTIDO DO APRENDER: ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM UM HOSPITAL PÚBLICO INFANTOJUVENIL

Autores/as

Palabras clave:

Educação e Saúde, Atendimento pedagógico, Criança com câncer, Educação Especial Inclusiva

Resumen

Neste estudo, busca-se compreender os sentidos atribuídos pelas crianças em tratamento oncológico ao atendimento pedagógico efetivado em um hospital no município de Feira de Santana-BA. Adota-se a metodologia de pesquisa qualitativa-descritiva. As análises indicam que o atendimento pedagógico na perspectiva do trabalho humanizado pela ludicidade e escolarização, transporta a criança para além do que o adoecimento lhe confere: proporciona bem-estar e oportunidades de aprendizagem, de falar da vontade de continuar a viver e da esperança na volta a vida normal. Ficou evidente que, com possibilidade de refletir sobre o que está vivendo e romper com a condição de paciente, a criança assume a condição de sujeito ativo e participativo. Foi constatado que o escolar que possui doença crônica se inclui na Política Nacional de Educação Especial/inclusiva, em virtude de que, dentre outros aspectos, tem suas trajetórias escolares obstaculizadas. Os dados indicam que atendimento tem minimizado algumas ausências e sugerem a sua ocorrência com mais frequência, por meio da implantação da classe hospitalar para efetivo atendimento da escolarização e cuidados dos estudantes na perspectiva da inclusão.

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Biografía del autor/a

Osdi Barbosa dos Santos Ribeiro, Faculdade Maria Milza (FAMAM)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGE/UEFS)

Profa. da Faculdade Maria Milza (FAMAM), Cruz das Almas, BA

Alessandra Alexandre Freixo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGE/UEFS).

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Publicado

2021-09-16

Cómo citar

Ribeiro, O. B. dos S., & Freixo, A. A. (2021). CRIANÇA HOSPITALIZADA E O SENTIDO DO APRENDER: ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM UM HOSPITAL PÚBLICO INFANTOJUVENIL. Diálogos E Diversidade, 1, e12358. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/12358

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo