O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS PEQUENAS: UMA REVISÃO DE ESTUDOS

Autores/as

Palabras clave:

Atendimento Educacional Especializado. Educação Infantil. Educação Especial.

Resumen

RESUMO: O presente estudo objetiva apresentar um levantamento de dissertações e teses, que traz a articulação do trabalho pedagógico realizado na sala comum e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltado para crianças pequenas com necessidades educacionais especiais. Apresentamos reflexões acerca desse apoio pedagógico que tem sido realizado no AEE, considerando a perspectiva da educação inclusiva, a partir de uma revisão bibliográfica. Trata-se de uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas nesse atendimento, se estão afinadas com o modelo social da deficiência e se têm contribuído para inclusão das crianças público-alvo da educação especial (PAEE), meninos e meninas da Educação Infantil. Portanto, consideramos necessária a ampliação desse debate acerca das condições de ensino e de aprendizagem para crianças PAEE.

 

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Biografía del autor/a

Daiane Santil Costa, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora da Secretaria Municipal da Educação do Salvador (SMED) e atua em classes de Educação Infantil.

Élida Cristina da Silva de Lima Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente exerce a função de coordenadora pedagógica no Colégio Estadual Deputado Rogério Rego - SEC/BA.

Lana Tuan Borges de Jesus, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Salvador(SMED) e profissional responsável pelas orientações gerais de inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial em uma escola da rede privada do município.

Citas

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Publicado

2021-11-17

Cómo citar

Costa, D. S., Santos, Élida C. da S. de L., & Jesus, L. T. B. de. (2021). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS PEQUENAS: UMA REVISÃO DE ESTUDOS. Diálogos E Diversidade, 1, e11720. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/11720

Número

Sección

Dossiê temático: Diversidade, diferença e educação inclusiva