CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA BASEADA NAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM DE SETE LAGOAS/MG
Keywords:
formação por competências, estratégias metacognitivas, técnico de enfermagem.Abstract
In the scenario of the Technical Nursing Course, Training based on Competencies based on Metacognitive Strategies through didactics that stimulate students' creativity and autonomy is essential. The general objective of this study was to identify the impact of Metacognitive Strategies in Training by Competencies in a Technical School of Nursing in Sete Lagoas/MG. The methodology was an exploratory, non-participant field and applied research with a cross-sectional design and qualitative and quantitative paradigm. The approach method was hypothetical-deductive and content analysis, in which structuralist, functionalist and comparative procedural methods were used. The object of study was a Technical School in the city of Sete Lagoas, Minas Gerais, Brazil. Data collection was carried out from June to December 2022. The sample consisted of 56 subjects from the Technical Nursing Course. Thus, for data collection, the interview technique was applied from questionnaires as pre and post-intervention instruments, being selected by non-probabilistic convenience sampling. The results showed that the teaching process focused on Metacognitive Strategies allows for transformative and interdisciplinary teaching. It concludes through Training by Skills, the development of professionals endowed with technical-scientific knowledge.
Downloads
References
ALDALUR, I.; PEREZ, A. Gamification and Discovery Learning: Motivating and Involving Students in the Learning Process. Heliyon, v. 9, n. 2, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405844023003420 Acesso em: 03 de julho de 2023.
ALVARENGA, E. M. Metodologia da Investigação Quantitativa e Qualitativa. Normas Técnicas de Apresentação de Trabalhos Científicos. 2 ed. Assunção, Paraguay: SAF, 2012.
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa. São Paulo, Brasil: Moraes. 2002.
BARDIN, L. Análise de conteúdo / Laurence Bardin; tradução Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. -- São Paulo: Edições 70, 2016. 3° reimp, da 1° edição de 2016. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-decontec3bado laurence-bardin.pdf Acesso em: 05 de julho de 2023.
BASTAR, S. G. Metodología de la investigación. México, México: Red Tercer Milenio, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Seção 1, p. 59, 13 dez. 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 05 de julho de 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre os princípios éticos das pesquisas em ciências humanas e sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Seção 1. p. 44-46, 24 mai. 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 05 de julho de 2023
BOROCHOVICIUS, E.; TASSONI, E.C.M. Aprendizagem Baseada em Problemas: Uma Experiência no Ensino Fundamental. Educ. rev. 37, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469820706 Acesso em 14 de junho de 2023.
BRUNER, J. El saber y el sentir. Editorial:Pax México, Castillo Dibildox, Rafael [traductor]. México, 1962.
__________. Realidad mental y mundos posibles. Madrid, España: Gedisa, 1988.
CÁRDENAS, C. A. M. Estrategias metacognitivas y estilos de aprendizaje en los estudiantes de Enfermería de la Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión. 2018. 119 f. (Tesis) Programa de Posgrado en Docencia Superior e Investigación Universitaria. Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión, Huacho, Perú, 2018. Disponível em: http://repositorio.unjfsc.edu.pe/handle/UNJFSC/4464 Acesso em: 15 de junho de 2023.
__________________. Metacognitivas y Estilos de Aprendizaje en Los Estudiantes de Enfermería de la Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión (UNJFSC). 2021. 119 f. (Tesis) Maestría en Docencia Superior e Investigación Universitaria de la Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión. Huácho, Perú, 2021. Disponível em: http://repositorio.unjfsc.edu.pe/handle/UNJFSC/4464 Acesso em: 12 de julho de 2023.
CLIMÉNT, J. B. El papel de las competencias individuales y colectivas en los sistemas de acción. Actualidades Investigativas en Educación, v. 9, n. 2, p. 1-19, 2009.
COMBEY, B.; LÓPEZ, B,G. Métodos Centrados en el Estudiante. Sus efectos en las Estrategias y los Enfoques de Aprendizaje de los Universitarios. Teoría De La Educación. Revista Interuniversitaria, 34(1), 215–237. 2021. Disponível em: https://revistas.usal.es/tres/index.php/1130-3743/article/view/teri.25600/26641 Acesso em: 15 de junho de 2023.
DANTON, G. Metodologia Científica. Pará de Minas: Virtual Books, 2002.
FERRANDO, M. G.; IBÁÑEZ, J.; ALVIRA F.. El análisis de la realidad social. Métodos y técnicas de Investigación. Madrid, España: Alianza Universidad Textos. 1993. p. 141-70.
GAZZINELLI, M. F.; REIS, D. C.; MARQUES, R. C. Educação em saúde: teoria, método e imaginação. (Org.). Belo Horizonte: UFMG, 2006.
GONZÁLEZ-HERNANDO, C. et al. . Enfermería Universitaria, v. 10. n. 4, p. 120-4, 2013.
GURDIÁN-FERNÁNDEZ, A. El paradigma cualitativo en la investigación socioeducativa. 3 ed. Lima, Perú: San José, 2010.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Projeções e estimativas da população del Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/ 2022. Acesso em: 31 de maio de 2023.
KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba, Brasil: Intersaberes,2014.193p
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodología Científica. 9 ed. São Paulo, Brasil: Atlas, 2022.
MCDANIEL, Jr. Carl; GATES, Roger. Investigación de mercados. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 10ª ed. 2016.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8 ed. Rio de Janeiro, Brasil: Bertrand Brasil, 2003.
NARANJO, E. S. Metodología de la Investigación Científica. Las Tunas, Educador: Académica Universitaria (Edacun), 2014.
PERRENOUD, P. Diez nuevas competencias para enseñar. México, México: Universidad de Valencia (UV), 2013. Disponível em: https://www.uv.mx/dgdaie/files/2013/09/Philippe-Perrenoud-Diez-nuevas-competencias-para-ensenar.pdF Acesso em: 25 de maio de 2023.
PIAGET, J. Seis estudios de Psicología. Trad. Jordi Marfé. Rosario, Argentina: Labor. 1991.
PRATES, A. E.; MIRANDA, S. E. O.; FINELLI, L. A. C. Visão discente acerca da metodologia ativa “Problem Based Learning - PBL. Humanidades, v. 5, n. 2, jun. 2016. Disponível em: https://www.revistahumanidades.com.br/arquivos_up/artigos/a103.pdf Acesso em: 16 de junho de 2023.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia del trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e del trabalho académico. 2 ed. São Paulo, Brasil: FeeVale, 2013.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA: Diccionario de la lengua española, 2ª ed., 2011.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodología de la investigación. McGraw-Hill Education, México, 2014.
SPERBER, D.; WILSON, D. La relevancia: comunicación y procesos cognitivos, Madrid, España: Visor, 1986/1994.
TEMPORETTI, F. Entre la escalera ascendente y la espiral recurrente. Los procesos de adquisición de conocimiento, en la educación formal, en tiempos de textos e hipertextos. Itinerarios Educativos la revista del INDI, v. 7, n. 7, p. 83-97, 2014.
TOVAR-GÁLVEZ, J. C. et al. Concepción, formación y evaluación por competencias: reflexiones en torno a posibles alternativas pedagógicas y didácticas. Educação e Sociedade, v. 33. n. 121, p. 1257-73, oct../dic. 2012.
UNESCO - Estrategia a Plazo Medio, 2014-2021. Spanish, 34p. 2014. Disponível em: :https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227860_spa Acesso em: 16 de junho de 2023.
VYGOTSKY, L. S. Pensamiento y lenguaje. Teoría del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Madrid, España: Fausto, 1995.
WHITE, H.; SABARWAL, S. Diseño y métodos cuasiexperimentales. México, México: UNICEF, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Clebio Dean Martins, Ana Cabanas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.