DORAMA POUSANDO NO AMOR POTENCIALIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Keywords:
Geografia, Dorama, Ensino-aprendizagem, Cultura digitalAbstract
In this work, the contribution of the South Korean series Landing in love, transmitted on Netflix streaming, to the teaching of Geography is analyzed. Thus, the dorama instrument was used in a public school in Mossoró, in order to understand how the series can contribute to the teaching-learning process in a context of a new ethos involved by a semiotic-cognitive-cultural-human ecosystem (BUZATO, 2021). The didactic sequence is presented through conversations, exposure of South Korean drama, questions and textual production. The “conversations” among the texts, the drama and the skills of teaching Geography reveal the place of knowledge and highlight what is significant for the student and necessary for a teaching practice in the context of digital culture.
Downloads
References
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa (org). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3 ed. Petrópolis: DP&A, 2008, p. 13-38.
ANDRADE, Nivea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos-após muitas ‘conversas’ acerca deles. In OLIVEIRA, Inês Barbosa; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SUSSEKIND, Maria Luiza (org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019, p. 19-46.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: DF, 2017.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Multiletramentos e informática na escola. In: SANTOS, Edméa O.; PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F. (org.). Informática na Educação: autoria, linguagens, multiletramentos e inclusão. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, n.p. (Série Informática na Educação, v.2). Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/multiletramentos. Acesso em: 05 jun. 2023.
FARIA, Wilson de. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paula: Ática, 1989.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed 34, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Velhos e novos temas. Edição do Autor: Goiás, 2002.
PASSARELLI, B.; JUNQUEIRA, Antônio Hélio. Gerações Interativas Brasil - Crianças e Adolescentes Diante das Telas São Paulo: Escola do Futuro/USP, 2012.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, [S.l], mai. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online. Acesso em: 24 mai .2023.
RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes. A sala de aula no contexto da cibercultura: formação docente e discente em atos de currículo. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, 2015.
RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental [recurso eletrônico] / Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – Dados eletrônicos –. Natal: Offset, 2018. Disponível em: http://educacao.rn.gov.br/. Acesso em: 17 jul. 2023.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na sociedade. São Paulo: Ed. Palus, 2013
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.
SENHORAS, Elói Martins; FERREIRA, Rita de Cássia de Oliveira. A Guerra da Coreia vista após sessenta anos de armistício (1953-2013). Conjuntura Global, Curitiba, n. 3, p. 133-139, jul./set. 2013. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/1953/1/Betina%20de%20Souza.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.
SERRES, Michel. Polegarzinha: Uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
WHITE, David; CONNAWAY, Lynn Silipigni; LANCLOS, Donna; CORNU, Le Alison; HOOD, Erin. Digital Visitors and Residents. Progress Report. JISC, University of Oxford, OCLC, University of North Carolina, June 2012, p. 1- 41.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Clédna Kalyne Medeiros Dantas Alves, Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.