BETWEEN THE PROPOSITION AND THE PRACTICE: A STUDY OF POLITICAL AND EDUCATIONAL MOVEMENTS IN CONTINUING TRAINING OFFERED BY GEEMPA IN THE PERIOD FROM 2010 TO 2014
Keywords:
Continuingeducation; public policies for basiceducation; post-constructivism; school management;Geempa.Abstract
Este artigo apresenta o recorte de um estudo[1]sobre elementos políticos e pedagógicos presentes na utilização da proposta do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa). Do estudo, participaram professores e gestores da rede de Natal, de 2010 a 2014. O convênio entre o Ministério da Educação o Geempa desencadeou a investigação, Adotamos a metodologia qualitativa e um estudo de caso, com entrevistas semi estruturadas e análise documental. O recorte aborda, ainda, as políticas públicas e o Projeto de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização, além da formação de professores e do conceito de pós-construtivismo. Por meio da análise de conteúdo e discursiva, foram constatados elementos de não continuidade da aplicação da proposta pós-construtivista, bem como sua importância para os professores que deram continuidade ao trabalho. Ao final, é proposta uma intervenção, apontando ações e enfrentamentos a elementos destacados pela pesquisa.
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