EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DOS AVANÇOS À LEGALIZAÇÃO DO RETROCESSO
Keywords:
Diversidade e diferença, Política de Inclusão, Educação Inclusiva.Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar como o conceito inclusão tem sido tratado na atual Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida (2020), considerando diversidade e diferença como paradigma da escola inclusiva. Metodologicamente optamos por um estudo qualitativo com enfoque na análise documental a partir da Constituição Federal (1988), Conferência Mundial sobre Educação para Todos (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2007), Declaração de Salamanca (1994), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). No debate utilizou-se como referência os estudos de Skliar (2013; 2016), Diniz (2012), Masschelein e Simons (2018); Freire (2019). Nessa análise, observou-se que o conceito de inclusão tem sido esvaziado e legitimado por meio de políticas do atual governo federal que sinalizam um retrocesso não apenas no contexto da educação inclusiva como também para a escola pública no momento em que incentivam o “direito de escolha” por escolas especializadas.
Downloads
References
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB.1996
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida/Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Brasília; MEC.SEMESP. 2020.
_________. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Diário Oficial da União. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm > Acesso em 08 de jul. de 2021.
__________. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Resultados e resumos – 2018. Disponível em:< http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos >Acesso em 26 de jun.2021
DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
FÁVERO. E.A.G. RAMOS, A.C. Considerações sobre os direitos das pessoas com deficiência. São Paulo: Escola Superior do Ministério público da União, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro\ São Paulo: Paz e Terra, 2019.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E.A.D Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2018.
MANTOAN, Maria Teresa. Inclusão Escolar o que é? Porque? como fazer?. São Paulo: Summus, 2015.
MASSCHELEIN, Jean; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: Uma questão pública. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ªed. São Paulo: Cortez, 201.
RODRIGUES, Tatiane; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. 29 Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013.
SEPTIMIO, Caroline; CONCEIÇÃO, Leticia; DENARDI, Vanessa. Poderes e perigos da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao longo da vida. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, p. 249-262, jan./mar. 2021.
SKLIAR, Carlos. educação & exclusão: Abordagens socioantropológicas em Educação Especial. 7ªed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
VEIGA-NETO, Alfredo. LOPES, Maura C. Inclusão e Governamentalidade. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Izane Flexa Santa Brigida, Carolline Septimio Limeira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.