Chamada pública para Dossiê temático: Mestrado profissional, pesquisa aplicada e educação: atividades investigativas e produtos

2022-11-30

DOSSIÊ: MESTRADO PROFISSIONAL, PESQUISA APLICADA E EDUCAÇÃO: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E PRODUTOS

 

É com imensa satisfação que divulgamos a chamada pública para Dossiê Temático, intitulado: Mestrado Profissional, Pesquisa Aplicada e Educação: atividades investigativas e produtos.

Os mestrados profissionais do campo educacional, se propõem a buscar soluções para problemáticas relacionadas às áreas de formação de professores, políticas públicas, prática pedagógica, gestão educacional, dentre outras questões que compõem a área. Sendo assim, são cursos destinados à aplicação e geração de processos formativos e de investigação voltados aos problemas do cotidiano de professores, gestores e profissionais da educação.

A elaboração de um Produto/Processo é uma das exigências de um mestrado profissional. Nesse sentido, considera-se produto/processo o resultado oriundo de uma atividade de pesquisa com o intuito de responder a uma pergunta/problema do campo de prática profissional, podendo ser um artefato real ou virtual, uma revisão de processos já existentes ou a criação de novas possibilidades de organizar as demandas educacionais visando à qualificação do trabalho realizado, fazendo com a que pesquisa básica mostre a sua viabilidade e a sua capacidade de aplicação.

É na perspectiva do compartilhamento dessas experiências de pesquisa no desenvolvimento de produtos e processos educacionais que este dossiê convida a todos(as) enviarem artigos, articulados com o escopo da proposta que se intitula “Mestrado Profissional, Pesquisa Aplicada e Educação: atividades investigativas e produtos”.

 

A proposta do Dossiê surge dos estudos do Grupo Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel-Uneb), Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE-UFRN), Grupo de Estudos Étnico-racial e Ambiental (GERA-UPE) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação na Gestão e nas Práticas Pedagógicas (Unisinos).

 

Submissões até o dia 30 de março de 2023.

Previsão de publicação em julho de 2023.

 

Orientações para autor(as)(es):

O acesso ao envio de produção textual científica, no formato de artigo de pesquisas, experiências, relatos ou memórias e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no seguinte link:

https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/about/submissions

No início da submissão do texto o(s) autor(es) devem escolher na seção o dossiê

Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação

- As submissões passarão por análise preliminar das(os) organizadoras(es)/editoras(es) quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cega, conforme as normas da revista: https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/about/submissions

 

Organizadores:

Profº Dr. Michael Daian Pacheco Ramos - Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGED.

Profª. Dra. Flávia Roldan Viana - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsp e do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais - PPGITE.

Profª Drª Ana Cristina Ghisleni - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Profa. Dra. Adlene Silva Arantes- Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGE da Universidade de Pernambuco- UPE