PERCURSO FORMATIVO DE MULHERES NEGRAS A PARTIR DA TRAJETÓRIA ESCOLAR E DE VIDA
Palavras-chave:
Identidade, Mulheres negras, Trajetória EscolarResumo
Considerando a dupla jornada de trabalho da mulher, sua desvalorização no mercado de trabalho, o preconceito racial historicamente enraizado em nossa sociedade e a junção de todas essas dificuldades atreladas à mulher negra, faz-se necessária uma investigação do percurso formativo destas antes e durante a vivência na universidade. Objetivo: conhecer o percurso formativo de mulheres negras a partir da trajetória acadêmica e de vida. Metodologia: Pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa discentes que se autodeclararam negras a partir de uma entrevista semiestruturada. Análise a partir do software Iramuteq. Resultado: Quanto ao ambiente do ensino superior, aqui se apresentou como um espaço de efetivas construções identitárias, em que ajudou as discentes negras a se reconhecerem como tal. Conclusão: Apesar disso, muitas discussões ainda são necessárias, bem como melhor aproveitamento desses espaços, a partir do desenvolvimento de movimentos sociais, mais debates, mais palestras, e maiores oportunidades, para que essas ressignificações da identidade negra feminina sejam possíveis.
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