PERCURSO FORMATIVO DE MULHERES NEGRAS A PARTIR DA TRAJETÓRIA ESCOLAR E DE VIDA

Autores

Palavras-chave:

Identidade, Mulheres negras, Trajetória Escolar

Resumo

Considerando a dupla jornada de trabalho da mulher, sua desvalorização no mercado de trabalho, o preconceito racial historicamente enraizado em nossa sociedade e a junção de todas essas dificuldades atreladas à mulher negra, faz-se necessária uma investigação do percurso formativo destas antes e durante a vivência na universidade. Objetivo: conhecer o percurso formativo de mulheres negras a partir da trajetória acadêmica e de vida. Metodologia: Pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa discentes que se autodeclararam negras a partir de uma entrevista semiestruturada. Análise a partir do software Iramuteq. Resultado: Quanto ao ambiente do ensino superior, aqui se apresentou como um espaço de efetivas construções identitárias, em que ajudou as discentes negras a se reconhecerem como tal. Conclusão: Apesar disso, muitas discussões ainda são necessárias, bem como melhor aproveitamento desses espaços, a partir do desenvolvimento de movimentos sociais, mais debates, mais palestras, e maiores oportunidades, para que essas ressignificações da identidade negra feminina sejam possíveis.

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Biografia do Autor

Gabriely de Souza Meireles, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Ana Paula dos Santos Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Maria Milza (FAMAM) e mestranda em em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Adla Betsaida Martins Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Culture Communication And Societies pela University of London. professora Titular do Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino, Setor de Didatica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Meireles, G. de S., Souza, A. P. dos S., Teixeira, A. B. M., & Cardoso, B. L. C. (2024). PERCURSO FORMATIVO DE MULHERES NEGRAS A PARTIR DA TRAJETÓRIA ESCOLAR E DE VIDA. Diálogos E Diversidade, 4, e22445. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/22445

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo