POLÍTICA PÚBLICA DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UM OLHAR CONSENSUAL SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

Autores

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio., Política Pública Educacional, Formação Técnica e Profissional.

Resumo

O presente texto é parte de uma pesquisa doutoral que apresenta uma triagem de cinco artigos publicados entre 2021 e 2024, sobre a Formação Técnica e Profissional.  Desta forma, o objetivo é analisar e descrever os aspectos convergentes entre os textos selecionados, visando identificar o consenso gerado sobre a implantação da política pública do Novo Ensino Médio no Brasil. O caminho metodológico é de natureza básica e situa-se sobre a pesquisa qualitativa, com a elaboração inicial de uma investigação exploratória, e posterior análise de conteúdo. Os resultados demonstraram convergência em cinco aspectos, pois os textos complementam-se firmando estudos dialéticos demonstrando que a prática diverge do que foi idealizado, consequentemente esbarra-se na necessidade de formação contínua a fim de propiciar a integração dos atores e melhor compreensão das ações. Por outro lado, somente a quantidade de políticas públicas existentes não são relevantes, mas sobretudo deve-se privilegiar a avaliação delas, a fim de se obter a eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais.

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Biografia do Autor

Iraci Maria dos Santos Pereira Grana, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutoranda em Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguai.

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Grana, I. M. dos S. P. (2025). POLÍTICA PÚBLICA DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UM OLHAR CONSENSUAL SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL. Diálogos E Diversidade, 5, e22101. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/22101

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo