A PERSPECTIVA INCLUSIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS CAMPESINAS: UM ESTUDO DO MUNICÍPIO DE RIACHÃO DO JACUÍPE – BAHIA
Palavras-chave:
Educação do Campo. Escola do Campo. Inclusão. Práticas Pedagógicas.Resumo
Esta pesquisa se organiza em torna das práticas pedagógicas no processo de inclusão de estudantes com deficiências nas escolas do campo. Para alcançar os resultados pretendidos, a questão norteadora foi: como as práticas pedagógicas das escolas do campo do município de Riachão de Jacuípe possibilitam o processo de inclusão dos estudantes com deficiência? Consequentemente, a pesquisa se desencadeia a partir do seguinte objetivo: identificar, em escolas do campo de Riachão do Jacuípe, as potencialidades e fragilidades das práticas pedagógicas de professores que atuam na perspectiva inclusiva; de modo a subsidiar colaborativamente encontros formativos que contribuam para o fortalecimento de práticas inclusivas. Assim, a pesquisa em andamento aqui apresentada é uma pesquisa qualitativa, guiada pela abordagem interventiva participativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, já realizamos uma pesquisa bibliográfica e análise documental; os próximos procedimentos serão observação e entrevista. Acreditamos que a utilização desses procedimentos potencializará e qualificará a obtenção de dados acerca da prática docente inclusiva. Assim, a fase da pesquisa que possibilitou diálogos entre diversos pressupostos teóricos que abordam práticas educativas inclusivas e processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da formação para a cidadania e a diversidade, nos ofereceu horizontes para organização das futuras observações e entrevistas.
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