A PERSPECTIVA INCLUSIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS CAMPESINAS: UM ESTUDO DO MUNICÍPIO DE RIACHÃO DO JACUÍPE – BAHIA

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo. Escola do Campo. Inclusão. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Esta pesquisa se organiza em torna das práticas pedagógicas no processo de inclusão de estudantes com deficiências nas escolas do campo. Para alcançar os resultados pretendidos, a questão norteadora foi: como as práticas pedagógicas das escolas do campo do município de Riachão de Jacuípe possibilitam o processo de inclusão dos estudantes com deficiência? Consequentemente, a pesquisa se desencadeia a partir do seguinte objetivo: identificar, em escolas do campo de Riachão do Jacuípe, as potencialidades e fragilidades das práticas pedagógicas de professores que atuam na perspectiva inclusiva; de modo a subsidiar colaborativamente encontros formativos que contribuam para o fortalecimento de práticas inclusivas. Assim, a pesquisa em andamento aqui apresentada é uma pesquisa qualitativa, guiada pela abordagem interventiva participativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, já realizamos uma pesquisa bibliográfica e análise documental; os próximos procedimentos serão observação e entrevista. Acreditamos que a utilização desses procedimentos potencializará e qualificará a obtenção de dados acerca da prática docente inclusiva. Assim, a fase da pesquisa que possibilitou diálogos entre diversos pressupostos teóricos que abordam práticas educativas inclusivas e processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da formação para a cidadania e a diversidade, nos ofereceu horizontes para organização das futuras observações e entrevistas.

 

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Biografia do Autor

Lamary Santos dos Reis Coelho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Mestranda em Educação Científica, Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Leila Damiana Almeida Dos Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente é coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da UFRB/Cetens.

Kleber Peixoto De Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).  Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tecnologias Assistiva e Acessibilidade (NETAA/CETENS/UFRB).

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Publicado

2024-08-27

Como Citar

Santos dos Reis Coelho, L., Almeida Dos Santos Souza, L. D., & Peixoto De Souza, K. (2024). A PERSPECTIVA INCLUSIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS CAMPESINAS: UM ESTUDO DO MUNICÍPIO DE RIACHÃO DO JACUÍPE – BAHIA. Diálogos E Diversidade, 4, e20295. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20295

Edição

Seção

Dossiê temático: Processos de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva