TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – CBEI, 2018

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação de professores, Pessoas com TEA

Resumo

O artigo analisa as produções científicas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentadas no VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) de 2018. O foco está nas práticas pedagógicas e formação de professores para o atendimento de alunos com TEA no contexto da educação inclusiva. Através de uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, o estudo se apoia na Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky, destacando a necessidade de formação continuada dos docentes e a falta de pesquisas teóricas robustas. A análise aponta a importância de políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas adequadas, além de evidenciar a escassez de estudos sobre o tema no campo educacional, especialmente em eventos científicos como o CBEE. Conclui-se que há uma lacuna na preparação dos professores para lidar com alunos com TEA, sugerindo maior ênfase na formação docente e na implementação efetiva das políticas de inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Genigleide Santos da Hora, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora e Pesquisadora de Educação Especial e Inclusiva do Departamento de Ciências da Educação (DCIE), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Laís Lima de Jesus, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Hora, G. S. da, & Jesus, L. L. de. (2024). TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – CBEI, 2018. Diálogos E Diversidade, 4, e20028. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20028

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo