DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS FEMININAS SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Palavras-chave:
Formação docente, Professoras, Afastamento socialResumo
O afastamento social em virtude da pandemia da Covid-19 levou à suspensão das aulas presenciais em todo território nacional, exigindo de professoras e professores outra postura diante das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Nesse cenário, o primeiro desafio desses profissionais foi usufruir de tais tecnologias para, em seguida, por meio de práticas pedagógicas, motivar os (as) estudantes a continuarem seus estudos de modo remoto. Diante disso, com o objetivo de divulgar a trajetória, especificadamente, de professoras, durante a quarentena, é que se entrevistou sete profissionais da educação básica de uma escola pública da rede estadual do município de Belo Horizonte. Para interpretar essas experiências, buscou-se referenciais no campo da investigação biográfico-narrativa, como Bolívar (2002), Larrosa (2004), Ricoeur (2006) e Suárez (2014). Já no intuito de refletir sobre a formação docente no Brasil, este trabalho apresenta considerações, principalmente, de Tardif (2002), Gatti (2003), Kenski (2015) e Novóa (2019). Em suma, as professoras elencaram as ferramentas tecnológicas e mídias sociais utilizadas com a finalidade de envolver educandos (as), não apenas em função do conteúdo, mas também tendo em vista as relações interpessoais estabelecidas.
Downloads
Referências
ABREU, Fernanda; MARQUES; Fernanda; DINIZ, Ilidiana. Divisão sexual do trabalho entre homens e mulheres no contexto da pandemia da Covid 19. INTER-LEGERE. Vol. 3, n. 28/2020.
ANDRADE, Roberta Rotta Messias de. Pesquisas sobre Formação de Professores: Uma Comparação entre os Anos 90 e 2000. In: 30ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2007. Disponível em <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3165--Int.pdf> Acesso em 21 jul. 2023.
BAPTISTA, V.; ALVES, P. M. O trabalho das professoras em tempos de pandemia Covid-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1071–1093, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16982. Acesso em: 26 ago. 2023.
BARRETO, R. G.(org). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.
BARROS, José D’Assunção. História e memória –uma relação na confluência entre tempo e espaço. Mouseion,vol. 3, n.5, Jan-Jul/2009. Disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/documentos/Mouseion/Vol5/historia_memoria.pdf. Acesso em 13 de março de 2023.
BOLIVAR, A. e JËSUS, D. La investigación biográfica y narrativa en Iberoamérica: Campos de desarrollo y estado actual. En: Forum Qualitative Social Research, Volumen 7, N° 4, Art. 12. Septiembre de 2006. Disponível em: <http://www.qualitative-research.net/fgs-texte/4-06/06-4-12-s.htm>. Acesso em 12 jul. 2023.
BOLÍVAR, Antonio. El estudio de caso como informe biográfico-narrativo. Arbor, 675, Tomo CLXXI, 559-578, 2002.
BONAVITTA, Paola; CASTRO, Amanda Motta; PIRES, Desirée. Cuidados e educação na pandemia: Uma abordagem a partir dos feminismos latino-americanos. SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologia, Belo Horizonte, v.2, n.2, p. 34-51, jul./dez. 2020.
BRZEZINSKI, I.; GARRIDO, E. Análise dos trabalhos do GT Formação de Professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 18, p. 82-100, set./dez. 2000.
CARVALHO, J. M. O não-lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 28, p. 96-107, jan./abr. 2005.
CORREIA, Cátia Caldas; BONIFÁCIO, Rosemary Sant’Anna; NUNES, Lina Cardoso. O Curso de Capacitação de Professores em Informática Educativa como Possibilidade de Mudança na Prática Docente. In: 30ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2007. Disponível em <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3083--Int.pdf> Acesso em 21 jul. 2023.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
DOROTÉIO, Patrícia Karla Soares Santos. A história oral e os seus usos nos estudos da profissão docente. Revista Interdisciplinar Sulear, ANO 1, No. 1, Junho, 2018.
FONSECA, Selva Guimarães. SerProfessor no Brasil: Historia Oral de Vida.2ª ed. ed. Campinas: Papirus, 2003.
GATTI, B. A. Formação Continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.119, p. 191-204, jul. 2003.
GIL, Maria Izaíra da Silva. Mulher, mãe e professora: desafios e ressignificações na prática docente e na pesquisa em tempos de ensino remoto. SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologia, Belo Horizonte, v.2, n.2, p. 75-89, jul./dez. 2020.
GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e seu desenvolvimento profissional. In. NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto: Porto Editora, 2007.
HIRATA, Helena. Globalização e divisão sexual do Trabalho. Cadernos Pagu (17/18) 2002: pp.139-156.
KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 8, p. 58-71, mai./ago. 1998.
LARROSA, Jorge. Notas sobre narrativa e identidad. In: Abrahão, M. H. M. B. (Org.). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
MATTOS, J. G. S. de; CASTRO, S. de S.; MELO, L. B. L. de; SANTANA, L. C., Coimbra, M. A. R. & Ferreira, L. A. (2021). Dores osteomusculares e o estresse percebido por docentes durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 10(6), 01-13.
NÓVOA, António, coord. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: Anais Jornada Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisc https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/jornacad/index https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402>Acesso em: 16 abr. 2023.
PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. Tradução Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016. 196 p.
RICOEUR, Paul (2006). “La vida: un relato en busca de narrador”, Ágora. Papeles de filosofía, vol. 25, núm. 2., pp. 9-22. [1984, recogido también en Ricoeur, P., Educación y política. De la historia personal a la comunión de libertades, Buenos Aires, Docencia, pp. 45-58]. Disponível em https://textosontologia.files.wordpress.com/2012/11/ricoeur-la-vida.pdf. Acesso em 27 fev. 2023.
SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; SILVEIRA, Maria Cristina de Oliveira. Blogs de Educadores: Possíveis Veículos de Formação Continuada? In: 36ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2013, Goiânia. Anais... Goiânia, 2013. Disponível em <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08_2952_texto.pdf> Acesso em 21 jul. 2023.
SILVA, Adriana Rodrigues da. A Inserção do Computador na Prática Pedagógica do Professor: Formação, Concepções e Práticas de Professores-Instrutores. In: 30ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2007. Disponível em <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3667--Int.pdf> Acesso em 21 jul. 2023.
SILVA, Analigia Miranda da. O Computador na Educação e a Formação Docente: Perspectivas de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: 36ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2013, Goiânia. Anais... Goiânia, 2013. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08_2810_texto.pdf> Acesso em 21 jul. 2023.
SOUSA, Fernando Santos; SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da; OLIVEIRA, Alessandra Batista de; SILVA, Luana Rosa de Araújo. Os sentidos atribuídos ao trabalho docente por professoras e professores no contexto da pandemia da covid-19. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, A. 18, n. 3, set./dez. 2021
SOUZA, Iris Clara do Nascimento; LIMA, Ana Izabel Oliveira. Ser professora na pandemia da COVID-19: uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, e42311932057, 2022
STANISCUASKI, F. et. al. (2020). Impacto do COVID-19 em mães acadêmicas. Sciencie. 15 de maio. 368, edição 6492, 724.
SUÁREZ, Daniel H. Espacio (auto)biográfico, investigación educativa y formación docente en Argentina. Un mapa imperfecto de un territorio en expansión. Revista Mexicana de Investigación Educativa, vol. 19, núm. 62, julio-septiembre, 2014, pp. 763-786
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; Praxedes, Vanda Lúcia. História oral e educação: tecendo vínculos e possibilidades pedagógicas. In: Viscardi, Cláudia M. R.; Delgado, Lucília de Almeida Neves (orgs.). História oral: Teoria, educação e Sociedade. Juiz de Fora, MG: Ed. UFJF, 2006.
VALENTE, A. L. Ação afirmativa, relações raciais e educação básica. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 28, p. 62-76, jan./abr. 2005.
VERDUN, Paola. Formação continuada pela internet durante a quarentena: relato de experiência. SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologia, Belo Horizonte, v.2, n.2, p. 142-160, jul./dez. 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Alice de Souza, Luciana Charão de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.