DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS FEMININAS SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Professoras, Afastamento social

Resumo

O afastamento social em virtude da pandemia da Covid-19 levou à suspensão das aulas presenciais em todo território nacional, exigindo de professoras e professores outra postura diante das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Nesse cenário, o primeiro desafio desses profissionais foi usufruir de tais tecnologias para, em seguida, por meio de práticas pedagógicas, motivar os (as) estudantes a continuarem seus estudos de modo remoto. Diante disso, com o objetivo de divulgar a trajetória, especificadamente, de professoras, durante a quarentena, é que se entrevistou sete profissionais da educação básica de uma escola pública da rede estadual do município de Belo Horizonte. Para interpretar essas experiências, buscou-se referenciais no campo da investigação biográfico-narrativa, como Bolívar (2002), Larrosa (2004), Ricoeur (2006) e Suárez (2014). Já no intuito de refletir sobre a formação docente no Brasil, este trabalho apresenta considerações, principalmente, de Tardif (2002), Gatti (2003), Kenski (2015) e Novóa (2019). Em suma, as professoras elencaram as ferramentas tecnológicas e mídias sociais utilizadas com a finalidade de envolver educandos (as), não apenas em função do conteúdo, mas também tendo em vista as relações interpessoais estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice de Souza, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestre em Educação e Formação Humana na Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui especialização em Educação, Mídias e Tecnologias pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Trabalhou na Tutoria a Distância do Claretiano Centro Universitário. Atualmente leciona Língua Portuguesa na Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira.

Luciana Charão de Oliveira, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).

Referências

ABREU, Fernanda; MARQUES; Fernanda; DINIZ, Ilidiana. Divisão sexual do trabalho entre homens e mulheres no contexto da pandemia da Covid 19. INTER-LEGERE. Vol. 3, n. 28/2020.

ANDRADE, Roberta Rotta Messias de. Pesquisas sobre Formação de Professores: Uma Comparação entre os Anos 90 e 2000. In: 30ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2007. Disponível em <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3165--Int.pdf> Acesso em 21 jul. 2023.

BAPTISTA, V.; ALVES, P. M. O trabalho das professoras em tempos de pandemia Covid-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1071–1093, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16982. Acesso em: 26 ago. 2023.

BARRETO, R. G.(org). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.

BARROS, José D’Assunção. História e memória –uma relação na confluência entre tempo e espaço. Mouseion,vol. 3, n.5, Jan-Jul/2009. Disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/documentos/Mouseion/Vol5/historia_memoria.pdf. Acesso em 13 de março de 2023.

BOLIVAR, A. e JËSUS, D. La investigación biográfica y narrativa en Iberoamérica: Campos de desarrollo y estado actual. En: Forum Qualitative Social Research, Volumen 7, N° 4, Art. 12. Septiembre de 2006. Disponível em: <http://www.qualitative-research.net/fgs-texte/4-06/06-4-12-s.htm>. Acesso em 12 jul. 2023.

BOLÍVAR, Antonio. El estudio de caso como informe biográfico-narrativo. Arbor, 675, Tomo CLXXI, 559-578, 2002.

BONAVITTA, Paola; CASTRO, Amanda Motta; PIRES, Desirée. Cuidados e educação na pandemia: Uma abordagem a partir dos feminismos latino-americanos. SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologia, Belo Horizonte, v.2, n.2, p. 34-51, jul./dez. 2020.

BRZEZINSKI, I.; GARRIDO, E. Análise dos trabalhos do GT Formação de Professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 18, p. 82-100, set./dez. 2000.

CARVALHO, J. M. O não-lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 28, p. 96-107, jan./abr. 2005.

CORREIA, Cátia Caldas; BONIFÁCIO, Rosemary Sant’Anna; NUNES, Lina Cardoso. O Curso de Capacitação de Professores em Informática Educativa como Possibilidade de Mudança na Prática Docente. In: 30ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2007. Disponível em <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3083--Int.pdf> Acesso em 21 jul. 2023.

DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

DOROTÉIO, Patrícia Karla Soares Santos. A história oral e os seus usos nos estudos da profissão docente. Revista Interdisciplinar Sulear, ANO 1, No. 1, Junho, 2018.

FONSECA, Selva Guimarães. SerProfessor no Brasil: Historia Oral de Vida.2ª ed. ed. Campinas: Papirus, 2003.

GATTI, B. A. Formação Continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.119, p. 191-204, jul. 2003.

GIL, Maria Izaíra da Silva. Mulher, mãe e professora: desafios e ressignificações na prática docente e na pesquisa em tempos de ensino remoto. SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologia, Belo Horizonte, v.2, n.2, p. 75-89, jul./dez. 2020.

GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e seu desenvolvimento profissional. In. NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto: Porto Editora, 2007.

HIRATA, Helena. Globalização e divisão sexual do Trabalho. Cadernos Pagu (17/18) 2002: pp.139-156.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 8, p. 58-71, mai./ago. 1998.

LARROSA, Jorge. Notas sobre narrativa e identidad. In: Abrahão, M. H. M. B. (Org.). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

MATTOS, J. G. S. de; CASTRO, S. de S.; MELO, L. B. L. de; SANTANA, L. C., Coimbra, M. A. R. & Ferreira, L. A. (2021). Dores osteomusculares e o estresse percebido por docentes durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 10(6), 01-13.

NÓVOA, António, coord. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: Anais Jornada Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisc https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/jornacad/index https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402>Acesso em: 16 abr. 2023.

PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. Tradução Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016. 196 p.

RICOEUR, Paul (2006). “La vida: un relato en busca de narrador”, Ágora. Papeles de filosofía, vol. 25, núm. 2., pp. 9-22. [1984, recogido también en Ricoeur, P., Educación y política. De la historia personal a la comunión de libertades, Buenos Aires, Docencia, pp. 45-58]. Disponível em https://textosontologia.files.wordpress.com/2012/11/ricoeur-la-vida.pdf. Acesso em 27 fev. 2023.

SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; SILVEIRA, Maria Cristina de Oliveira. Blogs de Educadores: Possíveis Veículos de Formação Continuada? In: 36ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2013, Goiânia. Anais... Goiânia, 2013. Disponível em <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08_2952_texto.pdf> Acesso em 21 jul. 2023.

SILVA, Adriana Rodrigues da. A Inserção do Computador na Prática Pedagógica do Professor: Formação, Concepções e Práticas de Professores-Instrutores. In: 30ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2007. Disponível em <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3667--Int.pdf> Acesso em 21 jul. 2023.

SILVA, Analigia Miranda da. O Computador na Educação e a Formação Docente: Perspectivas de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: 36ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2013, Goiânia. Anais... Goiânia, 2013. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08_2810_texto.pdf> Acesso em 21 jul. 2023.

SOUSA, Fernando Santos; SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da; OLIVEIRA, Alessandra Batista de; SILVA, Luana Rosa de Araújo. Os sentidos atribuídos ao trabalho docente por professoras e professores no contexto da pandemia da covid-19. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, A. 18, n. 3, set./dez. 2021

SOUZA, Iris Clara do Nascimento; LIMA, Ana Izabel Oliveira. Ser professora na pandemia da COVID-19: uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, e42311932057, 2022

STANISCUASKI, F. et. al. (2020). Impacto do COVID-19 em mães acadêmicas. Sciencie. 15 de maio. 368, edição 6492, 724.

SUÁREZ, Daniel H. Espacio (auto)biográfico, investigación educativa y formación docente en Argentina. Un mapa imperfecto de un territorio en expansión. Revista Mexicana de Investigación Educativa, vol. 19, núm. 62, julio-septiembre, 2014, pp. 763-786

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; Praxedes, Vanda Lúcia. História oral e educação: tecendo vínculos e possibilidades pedagógicas. In: Viscardi, Cláudia M. R.; Delgado, Lucília de Almeida Neves (orgs.). História oral: Teoria, educação e Sociedade. Juiz de Fora, MG: Ed. UFJF, 2006.

VALENTE, A. L. Ação afirmativa, relações raciais e educação básica. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 28, p. 62-76, jan./abr. 2005.

VERDUN, Paola. Formação continuada pela internet durante a quarentena: relato de experiência. SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologia, Belo Horizonte, v.2, n.2, p. 142-160, jul./dez. 2020

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Souza, M. A. de, & Oliveira, L. C. de. (2023). DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS FEMININAS SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 . Diálogos E Diversidade, 3, e18773. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18773

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação Docente & Educomunicação