UMA PESQUISA SOBRE O PROCESSO INTERATIVO DISCURSIVO DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROGRAMA VIRTUAL SE LIGA NO ENEM PARAÍBA

Autores

Palavras-chave:

interação, Ensino virtual, Programa Se Liga no Enem Paraíba

Resumo

Neste artigo, objetiva-se mostrar um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG), Paraíba, Brasil, na qual se investiga o processo interativo discursivo da relação professor/aluno no programa virtual Se Liga no Enem Paraíba, a partir do seguinte questionamento: quais os impactos gerados em aulas virtuais de Língua Portuguesa constituídos pelo professor numa relação dialógica com alunos no programa Se Liga no Enem Paraíba? Nesse sentido, à luz das ideias do Círculo de Bakhtin, primeiramente, apresenta-se uma parte a contextualização da pesquisa. Em outro momento, explicita-se o percurso metodológico usado para a geração dos dados e uma breve amostra analítica. Os resultados preliminares apontam que a pesquisa em torno das interações em diferentes canais de comunicações no referido programa revela a forma como o ensino e a aprendizagem na rede pública vêm acontecendo em ambiente virtual atualmente, propondo-se mais investigação nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áquila Sartori Mesquita Rocha, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Linguagem e Ensino, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Eliete Correia dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraiba com Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikháilovitch. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 17 fev. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: ME; SEB; CNE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 27 mar. 2023.

CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. Tradução de Guilherme de Freitas, Marlene Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed.; 2. reimpr. São Paulo: Contexto, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOOGLE. Ensino e aprendizagem mais integrados. Google for Education, Mountain View, CA, c2023. Disponível em: https://edu.google.com/intl/ALL_br/workspace-for-education/classroom/. Acesso em: 28 mar. 2023.

KENSKI, Moreira Vani. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, v. 4, n. 10, set.-dez., p. 1-10, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189118047005. Acesso em: 25 jan. 2022.

LEMOV, Doug. Ensinando na sala de aula on-line: sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal. Tradução de Sandra Maria Mallmann da Rosa; revisão técnica de Thuinie Daros. Porto Alegre: Penso, 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA

LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola , 2006.

OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. Linguagem e Alteridade nos escritos do Círculo de Bakhtin. Eutomia, Recife, v. 21, n. 1, p. 169-184, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/237079. Acesso em: 27 out. 2022.

PARAÍBA. Se Liga no Enem PB. Governo da Paraíba, João Pessoa, c2020. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/programas/se-liga-no-enem-pb. Acesso em: 4 out. 2021.

PARAÍBA fica em 1º lugar no Brasil no Índice de Educação à Distância, segundo a FGV. G1 Paraíba, [S.l], 18 fev. 2021a. Sessão: Notícia. Disponível em: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/02/18/paraiba-fica-em-1o-lugar-no-brasil-no-indice-de-educacao-a-distancia-segundo-a-fgv.ghtml. Acesso em: 4 out. 2021.

PARAÍBA. Decreto no 41.632, de 20 de setembro de 2021. Dispõe sobre o Programa de Fomento ao Ensino Superior da Rede Estadual da Paraíba – Se Liga no Enem Paraíba. Diário Oficial do Estado da Paraíba, João Pessoa, n. 17.457, p. 2-3, 21 set. 2021b.

PARAÍBA. Decreto no 42.795, de 12 de agosto de 2022. Transforma a EEEM PROFESSORA ÚRSULA LIANZA em ESCOLA REFERÊNCIA EM ENSINO HÍBRIDO DA PARAÍBA, PROFESSORA ÚRSULA LIANZA, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Paraíba, João Pessoa, n. 17.677, p. 1-2, 13 ago. 2022.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Rocha, Áquila S. M., & Santos, E. C. dos. (2023). UMA PESQUISA SOBRE O PROCESSO INTERATIVO DISCURSIVO DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROGRAMA VIRTUAL SE LIGA NO ENEM PARAÍBA. Diálogos E Diversidade, 3, e18356. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18356

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação Docente & Educomunicação