REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES ESTUDANTIS REFERENTE A ESCRITA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE

Autores

Palavras-chave:

Conhecimento prévio, Processo de escrita, Produção textual

Resumo

Na universidade, os alunos são expostos a informações escritas da comunidade acadêmica, requerendo habilidades específicas para integrar análise, comunicação e conhecimento sobre as estruturas de produção de textos científicos. Além disso, a ideia é que possam ler e interpretar textos, bem como escrever de acordo com os requisitos acadêmicos. Assim, o objetivo geral do estudo é refletir sobre as dificuldades estudantis referente a escrita acadêmica na Universidade. Para tanto, a metodologia foi uma pesquisa de natureza básica, descritiva com paradigma qualiquantitativo. Já o método de abordagem foi o hipotético-dedutivo com procedimentos incidentes críticos, estruturalistas e funcionalistas. A amostra foi composta por 64 sujeitos entre estudantes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade privada, localizada na cidade de São José dos Campos, Brasil. Os principais resultados indicaram que as dificuldades mais comuns dos alunos em relação à produção textual, foram as regras gramaticais (pontuação, acentuação, paragrafação e emprego de conectores). Em geral, conclui-se que este estudo demonstrou as especificidades do processo de valorização da alfabetização acadêmica no Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Aparecida Balduino, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) - Paraguai

Mestrado em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Professora de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Ana Cabanas, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) - Paraguai

Doctora en Humanitades y Artes con mención en Ciencias de la Educación. Docente da Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Referências

ALVARADO, M. YEANNOTEGUY, A. A. La escritura y sus formas discursivas: curso introductorio. Buenos Aires, Argentina: Eudeba, 2007.

ARNOUX, E. N.; STEFANO, M.; PEREIRA, C. La lectura y la escritura en la universidad. 4 ed. Buenos Aires, Argentina: Universitaria de Buenos Aires (UBA), 2021.

CARLINO, P. Escribir, leer y aprender en la universidad: una introducción a la alfabetización académica. México, México: Fondo de Cultura Económica (FCE), 2019.

FRANCO, A.; CASSANY, D. “Revisión entre iguales y escritura académica: lo que dicen los sujetos y las prácticas” en el XVI Congreso Internacional de la ALFAL – Alcalá llevado a cabo en la Universidad Pompeu Fabra (UPF), España, 2011.

KOCH, I. V.; E., V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo, Brasil: Contexto, 2008.

KOCH, I. V.; E., V. M. Escrever e argumentar. São Paulo, Brasil: Contexto, 2016.

KOCH, I. Desvendando os segredos do texto. 8 ed. São Paulo, Brasil: Cortez, 2015.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. 8 ed. São Paulo, Brasil: Atlas, 2022.

LONDOÑO-VÁSQUEZ, D. A. Jóvenes y literacidad un análisis sociolingüístico. Medellín, Colombia: Institución Universitaria de Envigado, 2015.

MARCUSCHI, L. A. Produção Textual: Análise de gêneros e compreensão. São Paulo, Brasil: Parábola, 2008.

MARUCCO, M. Enseñar a leer y escribir en el aula universitaria: una experiencia en la Facultad de Psicología de la Universidad de Buenos Aires. Sociedad Argentina de Estudios Compras en Educación (SAECE) [en línea]. Publicado em 2011. Disponível em: http://www.saece.com.ar/docs/congreso1/Marucco.doc. Acesso em 28 abr. 2022.

PERRENOUD, P. Diez nuevas competencias para enseñar. Trad. Judith Andreu. Querétaro, Ecuador: Querétaro, 2004.

SABINO, C.A. Como hacer una tesis y elaborar todo tipo de escritos. Buenos Aires, Argentina: Lúmen, 2015.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo, Brasil: Cortez, 2018.

TOLCHINSKY, L. et al. La escritura académica. Cuadernos de Docencia Universitaria. Barcelona, España: Octaedro, 2014.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Balduino, C. A., & Cabanas, A. (2023). REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES ESTUDANTIS REFERENTE A ESCRITA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE. Diálogos E Diversidade, 3, e18326. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18326

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação Docente & Educomunicação