REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES ESTUDANTIS REFERENTE A ESCRITA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Conhecimento prévio, Processo de escrita, Produção textualResumo
Na universidade, os alunos são expostos a informações escritas da comunidade acadêmica, requerendo habilidades específicas para integrar análise, comunicação e conhecimento sobre as estruturas de produção de textos científicos. Além disso, a ideia é que possam ler e interpretar textos, bem como escrever de acordo com os requisitos acadêmicos. Assim, o objetivo geral do estudo é refletir sobre as dificuldades estudantis referente a escrita acadêmica na Universidade. Para tanto, a metodologia foi uma pesquisa de natureza básica, descritiva com paradigma qualiquantitativo. Já o método de abordagem foi o hipotético-dedutivo com procedimentos incidentes críticos, estruturalistas e funcionalistas. A amostra foi composta por 64 sujeitos entre estudantes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade privada, localizada na cidade de São José dos Campos, Brasil. Os principais resultados indicaram que as dificuldades mais comuns dos alunos em relação à produção textual, foram as regras gramaticais (pontuação, acentuação, paragrafação e emprego de conectores). Em geral, conclui-se que este estudo demonstrou as especificidades do processo de valorização da alfabetização acadêmica no Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Downloads
Referências
ALVARADO, M. YEANNOTEGUY, A. A. La escritura y sus formas discursivas: curso introductorio. Buenos Aires, Argentina: Eudeba, 2007.
ARNOUX, E. N.; STEFANO, M.; PEREIRA, C. La lectura y la escritura en la universidad. 4 ed. Buenos Aires, Argentina: Universitaria de Buenos Aires (UBA), 2021.
CARLINO, P. Escribir, leer y aprender en la universidad: una introducción a la alfabetización académica. México, México: Fondo de Cultura Económica (FCE), 2019.
FRANCO, A.; CASSANY, D. “Revisión entre iguales y escritura académica: lo que dicen los sujetos y las prácticas” en el XVI Congreso Internacional de la ALFAL – Alcalá llevado a cabo en la Universidad Pompeu Fabra (UPF), España, 2011.
KOCH, I. V.; E., V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo, Brasil: Contexto, 2008.
KOCH, I. V.; E., V. M. Escrever e argumentar. São Paulo, Brasil: Contexto, 2016.
KOCH, I. Desvendando os segredos do texto. 8 ed. São Paulo, Brasil: Cortez, 2015.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. 8 ed. São Paulo, Brasil: Atlas, 2022.
LONDOÑO-VÁSQUEZ, D. A. Jóvenes y literacidad un análisis sociolingüístico. Medellín, Colombia: Institución Universitaria de Envigado, 2015.
MARCUSCHI, L. A. Produção Textual: Análise de gêneros e compreensão. São Paulo, Brasil: Parábola, 2008.
MARUCCO, M. Enseñar a leer y escribir en el aula universitaria: una experiencia en la Facultad de Psicología de la Universidad de Buenos Aires. Sociedad Argentina de Estudios Compras en Educación (SAECE) [en línea]. Publicado em 2011. Disponível em: http://www.saece.com.ar/docs/congreso1/Marucco.doc. Acesso em 28 abr. 2022.
PERRENOUD, P. Diez nuevas competencias para enseñar. Trad. Judith Andreu. Querétaro, Ecuador: Querétaro, 2004.
SABINO, C.A. Como hacer una tesis y elaborar todo tipo de escritos. Buenos Aires, Argentina: Lúmen, 2015.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo, Brasil: Cortez, 2018.
TOLCHINSKY, L. et al. La escritura académica. Cuadernos de Docencia Universitaria. Barcelona, España: Octaedro, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cleide Aparecida Balduino, Ana Cabanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.