CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA BASEADA NAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM DE SETE LAGOAS/MG

Autores

Palavras-chave:

formação por competências, estratégias metacognitivas, técnico de enfermagem.

Resumo

No cenário do Curso Técnico de Enfermagem, é imprescindível a Formação por Competências baseada nas Estratégias Metacognitivas através de didáticas que estimulem a criatividade e autonomia dos alunos. O objetivo geral deste estudo foi identificar o impacto das Estratégias Metacognitivas na Formação por Competências em uma Escola Técnica de Enfermagem de Sete Lagoas/MG. A metodologia foi uma pesquisa de campo e aplicada de tipo exploratória, não participante com desenho transversal e paradigma qualiquantitativo. O método de abordagem foi hipotético-dedutivo e análise de conteúdo, no qual utilizou-se os métodos procedimentais estruturalista, funcionalista e comparativo. O objeto de estudo foi uma Escola Técnica da cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil. O levantamento de dados foi realizado no período de junho a dezembro de 2022. A amostra foi composta por 56 sujeitos do Curso Técnico de Enfermagem. Assim, para a coleta de dados aplicou-se a técnica entrevista a partir de questionários como instrumentos pré e pós-intervenção, sendo selecionados pela amostragem não probabilística por conveniência. Os resultados mostraram que o processo de ensino focado nas Estratégias Metacognitivas permite um ensino transformador e interdisciplinar. Conclui-se através da Formação por Competências, o desenvolvimento de profissionais dotados de conhecimento técnico-científicos.

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Biografia do Autor

Clebio Dean Martins, Universidad Nacional de Rosario (UNR) - Argentina

Doutorando em Humanidades e Artes, com Menção em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Rosario (UNR) - Argentina. Mestre em Saúde e Educação pela Universidade de Ribeirão Preto/SP (UNAERP). Graduado em enfermagem pela Faculdade Ciências da Vida.

Ana Cabanas, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) - Paraguai

Doctora en Humanitades y Artes con mención en Ciencias de la Educación. Docente da Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

Martins, C. D., & Cabanas, A. (2023). CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA BASEADA NAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM DE SETE LAGOAS/MG. Diálogos E Diversidade, 3, e18103. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18103

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação Docente & Educomunicação