DORAMA POUSANDO NO AMOR POTENCIALIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Geografia, Dorama, Ensino-aprendizagem, Cultura digitalResumo
Neste trabalho analisamos a contribuição da série sul-coreana Pousando no Amor, transmitida no streaming Netflix, para o ensino de Geografia. Assim, utilizamos o dispositivo dorama em uma escola pública de Mossoró-RN, a fim de perceber como a série pode contribuir no processo de ensinoaprendizagem em um contexto de um novo ethos envolvido por um ecossistema semiótico-cognitivo-cultural-humano (BUZAT0, 2021). A sequência didática é apresentada mediante conversas, exposição do drama sul-coreano, questionamentos e produção textual. As “conversas” estabelecidas entre os textos, o dorama e as habilidades do ensino de Geografia revelam o lugar de conhecimento e destaca o que se faz significativo para o discente e necessário para um fazer docente no contexto da cultura digital.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa (org). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3 ed. Petrópolis: DP&A, 2008, p. 13-38.
ANDRADE, Nivea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos-após muitas ‘conversas’ acerca deles. In OLIVEIRA, Inês Barbosa; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SUSSEKIND, Maria Luiza (org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019, p. 19-46.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: DF, 2017.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Multiletramentos e informática na escola. In: SANTOS, Edméa O.; PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F. (org.). Informática na Educação: autoria, linguagens, multiletramentos e inclusão. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, n.p. (Série Informática na Educação, v.2). Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/multiletramentos. Acesso em: 05 jun. 2023.
FARIA, Wilson de. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paula: Ática, 1989.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed 34, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Velhos e novos temas. Edição do Autor: Goiás, 2002.
PASSARELLI, B.; JUNQUEIRA, Antônio Hélio. Gerações Interativas Brasil - Crianças e Adolescentes Diante das Telas São Paulo: Escola do Futuro/USP, 2012.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, [S.l], mai. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online. Acesso em: 24 mai .2023.
RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes. A sala de aula no contexto da cibercultura: formação docente e discente em atos de currículo. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, 2015.
RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental [recurso eletrônico] / Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – Dados eletrônicos –. Natal: Offset, 2018. Disponível em: http://educacao.rn.gov.br/. Acesso em: 17 jul. 2023.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na sociedade. São Paulo: Ed. Palus, 2013
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.
SENHORAS, Elói Martins; FERREIRA, Rita de Cássia de Oliveira. A Guerra da Coreia vista após sessenta anos de armistício (1953-2013). Conjuntura Global, Curitiba, n. 3, p. 133-139, jul./set. 2013. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/1953/1/Betina%20de%20Souza.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.
SERRES, Michel. Polegarzinha: Uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
WHITE, David; CONNAWAY, Lynn Silipigni; LANCLOS, Donna; CORNU, Le Alison; HOOD, Erin. Digital Visitors and Residents. Progress Report. JISC, University of Oxford, OCLC, University of North Carolina, June 2012, p. 1- 41.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Clédna Kalyne Medeiros Dantas Alves, Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.